Hennessey revela o modelo “aberto” mais rápido do mundo

Hennessey Venom F5 Revolution Roadster

Hipercarro de competição Venom F5 Revolution Roadster tem 1842 cv.

A Hennessey estreou o Venom F5 Revolution Roadster, um hipercarro de pista que será mostrado ao público pela primeira vez a 18 de agosto da Monterey Car Week. Graças aos “upgrades” aerodinâmicos, este promete ser o modelo “open top” mais rápido do mundo.  De acordo com o fabricante, este Revolution é capaz de atingir uma velocidade máxima acima dos 483 km/h. Como tal, é de esperar que venha a bater alguns recordes de velocidade nos próximos tempos. É limitado a 12 exemplares (já todos com dono atribuído) e custa 2,7 milhões de euros.

Um dos principais argumentos deste hipercarro é o motor V8 6.6 biturbo “Fury” de colocação central e encaixado numa estrutura em fibra de carbono, que tal como no coupé de pista recebeu um sistema de arrefecimento aprimorado. Debita 1842 cv que são enviados para o eixo posterior através de uma caixa automática de sete velocidades, especialmente calibrada para competição. De modo a gerar mais “downforce”, esta versão recebeu alguns apêndices aerodinâmicos à frente e atrás. Contudo, o elemento que mais rapidamente salta à vista é a asa traseira em fibra de carbono que gera mais de 363 kg de “downforce” a 300 km/h e mais de 635 kg a 400 km/h. Já o tejadilho é um painel amovível em fibra de carbono que pesa 18 kg, com apenas quatro patilhas e dois fechos de alta resistência.

Embora não tenha sido revelado o peso, a empresa texana vai dizendo que este modelo tem menos que os 1360 kg da versão de estrada. Por sua vez, o tempo para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h deverá também ser abaixo dos 2,6 segundos.

Este modelo “aberto” dispõe de uma suspensão de triângulos sobrepostos, com amortecimento mais firme e ajustável. A auxiliar estão travões carbocerâmicos de fábrica.

Já o interior conta com revestimentos em Alcantara, a que se junta um sistema de telemetria digital que mostra vários indicadores em tempo real, nomeadamente os tempos por volta ou as forças G.

Cada unidade é personalizada ao gosto do cliente, com diferentes combinações de cores. O que surge nas fotografias é o primeiro de cinco exemplares em Bare Carbon, com fibra de carbono exposta e decoração em amarelo.

Deixe um comentário

*