Zenvo Aurora é um novo hipercarro com 1850 cv

Zenvo Aurora

Híbrido de motor V12 é capaz de atingir 450 km/h.

O Aurora é o mais recente hipercarro da Zenvo. O hipercarro dinamarquês, que estreará dentro de poucos dias na Monterey Car Week, nos EUA, estará disponível na versão grand tourer chamada Tur e na versão de pista Agil – cada uma limitada a 50 unidades. A produção arrancará em 2026 e o preço é a partir dos 2,59 milhões de euros.

O novo Aurora vem munido de um sistema híbrido. Este combina um motor V12 6.6 quad-turbo da Mahle Powertrain que debita 1250 cv e que é capaz de atingir o red line às 9800 rpm. O Agil, de tração traseira, acrescenta um único motor elétrico de 200 cv, para um total de 1450 cv e 1400 Nm, anunciando 0-100 km/h em 2,5 segundos, 0-200 km/h em 4,6 segundos e uma velocidade máxima de 365 km/h. Contudo, existe a opção de incluir mais motores elétricos de 200 cv nesta versão. Já o Tur, de tração integral, dispõe de mais dois motores elétricos, responsáveis pelo movimento das rodas dianteiras, para um débito conjunto de 1850 cv e 1700 Nm. Este anuncia 0-100 km/h em 2,3 segundos – teoricamente, mais rápido do que um Bugatti Chiron Super Sport – e uma velocidade máxima de 450 km/h. Neste sistema eletrificado, o motor é ligado a uma caixa de sete velocidades, ela própria equipada com um motor elétrico que entra em ação quando é preciso fazer marcha-atrás, assumindo igualmente as funções de motor de arranque. O Agil e o Tur possuem diferentes configurações nas passagens de caixa. Para já, não foram revelados os dados referentes à bateria, mas em modo elétrico é possível viajar até 34 km. O Agil pesa 1300 kg e é capaz de gerar 880 kg a 250 km/h. Por sua vez, o Tur tem 1450 kg.

A nível estético existem diferenças a assinalar. O Agil tem uma asa de grandes dimensões e o Touring é mais “clean”. O desenho do carro deixa exposta cerca de 70% da monocoque em fibra de carbono, incluindo parte dos subchassis da frente e de trás. Ficam ainda visíveis componentes da suspensão de triângulos sobrepostos na traseira e pushrod no eixo dianteiro.

No interior conta com um sistema de infotainment com ecrã de pequenas dimensões e compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, um velocímetro maior ao centro, tendo igualmente mostradores digitais para o combustível e bateria. O preço arrancará nos 3,6 milhões de euros.

Deixe um comentário

*