Alfa Romeo desvenda 33 Stradale

Alfa Romeo 33 Stradale

Supercarro traz versão a combustão com 650 cv e uma variante elétrica ainda mais potente.

Desde 2010, com o 8C, a que Alfa Romeo não tinha nas suas fileiras um supercarro. Apesar de ter figurado nos sucessivos planos de lançamentos foi preciso esperar até agora para um sucessor, neste caso sob a forma do 33 Stradale. O novo modelo referência da gama, uma referência ao icónico modelo com o mesmo nome do final da década de 1960 (limitado a 18 unidades), conta com uma configuração de motor central. Este modelo de inspiração retro é limitado a 33 unidades (já todas com dono atribuído) e será produzido através de um processo artesanal pela mão dos carroçadores da Carrozzeria Touring Superleggera – os mesmos que já tinham assinado no ano passado o coupé Giulia SWB Zagato. Graças ao extenso leque de elementos personalizáveis, não existirão dois carros iguais.

Este 33 Stradale dos tempos modernos traz portas de abertura em borboleta, chassis monocoque em fibra de carbono e parte da estrutura em alumínio, além de um tejadilho em carbono e alumínio. Até as molduras das janelas são feitas em carbono e o óculo traseiro é em policarbonato. Existem dois temas disponíveis para o interior: Tributo (com elementos mais clássicos) e Alfa Corse (mais desportivo). Para o exterior há três cores à escolha: azul, vermelho e branco. Por dentro, este 33 Stradale tem patilhas do volante em alumínio, além de revestimentos em couro, carbono, alumínio e Alcantara. O ambiente é dominado por poucos botões e por um head-up display 3D a servir como principal interface digital. O volante é igualmente sem botões. Estes surgem sobretudo acima das cabeça do condutor, no teto, ao bom estilo de um cockpit de um avião. Por sua vez, os bancos são ao similares aos do 33 Stradale original.

O motor é um V6 3.0 biturbo com 650 cv debitados nas rodas traseiras. Alegadamente, este bloco é uma evolução do 2.9 utilizado no Giulia e Stelvio Quadrifoglio. Acoplado ao motor está uma caixa automática de oito velocidades da ZF. Esta versão a combustão pesará na ordem dos 1500 kg. Anuncia 0-100 km/h em menos de 3 segundos e uma velocidade máxima de 333 km/h. Em alternativa, existe uma versão elétrica com 749 cv – que deverá ser similar ao Maserati GranTurismo Folgore, com três motores elétricos e tração integral. Esta variante permite um alcance até 450 km (WLTP). Esta anuncia 0-100 km/h em menos de 2,5 segundos. A acompanhar, este 33 Stradale dispõe de travões carbocerâmicos ventilados, com pinças de seis êmbolos à frente e de quatro atrás, desenvolvido pela Brembo e com sistema brake-by-wire, a que se junta também de uma suspensão de triângulos sobrepostos com amortecimento ativos e um sistema pneumático no eixo dianteiro. O condutor poderá optar pelo modo Strada, com uma suspensão mais confortável e cuja válvula de escape se soltará apenas acima das 5000 rpm, ou Pista, que permite uma resposta mais rápida às solicitações do pedal do acelerador, torna suspensão mais rígida e um som mais rouco constante a sair do escape.

Custa 2 milhões de euros e as primeiras entregas estão previstas para dezembro de 2024. Estará em produção até 2026.

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