Ingleses anunciam plataforma para hipercarro a hidrogénio

EVR-H

Williams Advanced Engineering criou base que promete um tempo por volta de 7 minutos e 20 segundos em Nürburgring.

A Williams Advanced Engineering (WAE) anunciou a criação de uma plataforma de um hipercarro a hidrogénio. Esta base para modelos “zero emissões” permitirá tempos de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos e permite uma autonomia conjunta na ordem dos 600 km.

Este conceito designado EVRh desenvolvido pelos britânicos pretende apelar a fabricantes, carroçadores ou start-ups, sendo um projeto “chave na mão” – possibilitando uma redução substancial nos custos de desenvolvimento. A WAE apostou para o efeito numa estrutura leve e flexível, que pode tanto possibilitar fazer hipercarros de tração traseira ou integral. Permite ainda a adoção em carros estilo GT ou “abertos” tipo Targa. O sistema híbrido é formado por uma bateria de 40 kWh de capacidade da Elysia, a desenvolver 430 kW de potência e uma pilha de combustível com 120 kW, para uma potência total de 430 kW/585 cv. O depósito de combustível e o pack de baterias ficam no meio do carro, de modo a que haja uma melhor distribuição do peso. A propósito disso, o peso final será abaixo dos 1900 kg.

De acordo com as estimativas do fabricante esta estrutura a utilizar sobretudo por modelos de pista permitirá dar uma volta ao circuito de Nürburgring, na Alemanha, em menos de 7 minutos e 20 segundos – o que, a confirmar-se, é um registo melhor do que um Tesla Model S Plaid Track Pack, o atual detentor do recorde da volta mais rápida no “Inferno Verde” na categoria de carros elétricos.

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