Yamaha XSR125 Legacy

Yamaha XSR125 Legacy

A pequena Yamaha XSR125 Legacy é uma “neo-retro” com uma enorme pinta que ainda por cima pode servir quem tenha: 16 anos, carta de automóvel ou apenas… um enorme bom gosto!

Texto: João Santos Matos

Como estamos na autoDRIVE, nada como começar por dizer que esta despretensiosa e simples Yamaha, de acesso ao mundo das duas rodas, é tão gira e tem tanto estilo que… quase poderia ser a irmã mais nova do Abarth 595 ScorpioneOro, que já por tantas vezes surgiu por estas páginas, sendo que quem diz isto diz que…a Abarth e a Yamaha estão a homenagear os Lotus JPS da Fórmula 1 dos anos 70 para 80.

Esta Legacy foi concebida a partir da bem-sucedida XSR125, lançada em 2021, só que num estilo Sport Heritage: “Inspirada no passado, construída para o futuro” (como diz a marca e um pouco à Preston Tucker, ídolo do “mundo auto” que brilhou na autoDRIVE #63). E é justamente o estilo “neo-retro” que a torna irresistível. O motor monocilíndrico VVA de 125 cc é o mesmo da irmã já nossa conhecida (AD#44) e consegue atingir 11 kW de potência (14,7 cv), tendo 4 válvulas com refrigeração líquida e estando em conformidade com a norma Euro5. Genica quanto baste, um som engraçado e a capacidade de consumos em redor dos 2,5 litros aos 100 (até menos), o que por si só é um argumento gigante perante os mais jovens ou quem procura um “meio alternativo” para poder poupar ao andar pela cidade sem ser de carro ou nos (atafulhados) transportes públicos.
Mas esta moto é tão gira e cativante (as fotos nem lhe fazem a plena justiça, tem mesmo que ser vista ao vivo) que todos ficamos com vontade de regressar ao liceu, ter 16 anos e voltar a sonhar. Muitos de nós, ou aqui pelo autoDRIVE todos, somos daquela geração em que “indo de cinquentinha” para o liceu o sonho geral, e transversal aos “putos da escola”, era o de ter uma Yamaha DTR125. Muito diferente desta XSR e dos tempos que vivemos, era uma 2 tempos, com 27 cv, e os miúdos ficavam malucos com os seus 140 km/h, facilidade de condução e… “passibilidade” de andar “à socapa” logo aos 16 ou 17 anos, até porque (e não fosse muito mais alta) talvez pudesse parecer ao longe – e se o polícia fosse pitosga – a DT50, mítica motorizada ao qual muitos chamavam “LC”…, para serem fixes. A Yamaha também tinha uma “italiana super motard” 125 chamada TDR e até a castiça TZR125, mas… se os “nós” de hoje, víssemos nos anos 90 esta XSR… ficávamos malucos.
E mesmo ao dia de hoje, e já na meia idade, olhamos para este modelo e em particular esta Legacy e para nós, ou para o filho, ficamos a pensar: é esta!

Quadro Deltabox

A suspensão dianteira invertida de 37 mm da XSR125 Legacy faz parte de uma especificação de topo, ou pelo menos considerando o preço da proposta é um detalhe surpreendente. Ainda por cima, para não destoar na decoração, a forquilha vem em preto.
Munida do mítico quadro Deltabox da Yamaha, esta 125 conta com uma curta distância entre eixos (1330 mm) e também a altura do banco é razoavelmente acessível (815 mm), permitindo agilidade e dando confiança aos menos experientes. Aliás a moto é toda bem pequenota e leve. Goste-se disso, ou não. Já a posição de condução, com as costas direitas e um guiador bem posicionado, deverá agradar a gregos e troianos.
De resto, não obstante o estilo retro, há lugar à modernidade, como é caso do detalhe do farol circular que permite boa iluminação. Este é em LED e produz um feixe potente para uma excelente visibilidade noturna, enquanto o farolim traseiro, também em LED, é pequeno e dá aquele toque tão desportivo quão elegante/cool.
E continuando em redor da estética, que é um dos grandes pontos de interesse em redor desta Yamaha, os traços em dourado e a faixa cinza que decoram o depósito de combustível dão aquele toque “clássico” inconfundível e arredondado, algo que é complementado, claro, pelas jantes douradas. Aliás, o depósito, os painéis laterais e os guarda-lamas têm acabamentos em Historic Black, ao passo que o quadro Deltabox preto, o braço oscilante, a já referida suspensão dianteira e as tampas do motor dão um visual elegante e discreto que combina na perfeição com o caráter saudosista (ou não) desta Yamaha.

Acessórios

Como sempre, a Yamaha propõe uma vasta gama de acessórios para personalizar, sendo que esta XSR125 Legacy, por tão fixe, quase dispensaria tais “adendas”. Mas… existe o escape Akrapovič; uma proteção de depósito; pára-brisas; soluções para bagagem; protetores e outros itens, a Yamaha também oferece três kits de acessórios genuínos: Racer Pack, Street Pack e Tracker Pack. É possível encomendar o pack ou os acessórios individuais a escolher antes de se receber a XSR125 Legacy, e para que estes sejam instalados no concessionário Yamaha e já venham “from day 1”.
A terminar, referir ainda que as novas rodas de raios da XSR125 Legacy estão equipadas com pneus Metzeler Karoo de alta performance.
Por fim, o mais importante: o preço começa nos 5.525 euros. (E okay, pronto, nós dizemos para os miúdos se calarem a velocidade máxima, não oficial e a direito, é de 125 km/h).

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