BMW XM torna-se no SUV híbrido mais rápido em Pikes Peak

BMW XM Red Label

Versão Red Label do plug-in bávaro com 738 cv superou o registo do Bentley Bentayga.

Em junho, a BMW levou o XM Red Label a Pikes Peak para uma primeira tentativa para bater o recorde do SUV híbrido de produção mais rápido da cumprir a subida à histórica rampa situada no Colorado. Contudo, as coisas não correram como o previsto, devido a um embate com uma árvore, felizmente sem consequências para o condutor, mas que deixou o carro com a frente parcialmente destruída. A 21 de setembro, os bávaros insistiram e conseguiram bater o referido recorde, com o tempo de 10 minutos e 48,06 segundos. Ao volante, ao longo das 156 curvas e num percurso que começa a mais de 2800 metros acima do nível do mar, esteve o piloto profissional Matt Mullins. O recorde antigo pertencia ao Bentley Bentayga e durava desde 2018, com o tempo de 10 minutos e 49,90 segundos.

Em mais de duas décadas de atividade, Mullins já concluiu seis campeonatos. É instrutor da BMW na Carolina do Sul, nos EUA, local onde o XM é construído. Em 2018, bateu dois recordes do Guinness para a BMW: completando o maior drift do mundo e o maior duplo drift do mundo.

Ainda assim, o SUV híbrido plug-in de 738 cv (que combina um motor V8 4.4 biturdo com um motor elétrico – tornando-se no BMW mais potente de estrada até hoje – e com 2720 kg) ainda fica aquém do tempo registado no ano passado pelo Lamborghini Urus Performante (com 666 cv e 2150 kg), que com 10 minutos e 32,06 segundos, continua a ser o SUV de produção mais rápido na “corrida às nuvens”.

Deixe um comentário

*