Abt cria Audi R8 do DTM para estrada

Abt XGT

Limitado a 333 unidades, o XGT é um GT2 com matrícula capaz de debitar 630 cv.

A Audi está a despedir-se do R8, tal como o conhecemos, com a edição GT RWD. Contudo, para quem não considere esta versão do coupé de tração traseira suficientemente extrema, o preparador Abt Sportsline, conhecido sobretudo por “apimentar” algumas das criações da casa de Ingolstadt, avança com este XGT. Basicamente, estamos perante um R8 GT2 habilitado a andar na estrada, com uma produção limitada a 99 unidades.

Neste caso, a Abt pegou no motor V10 5.2 FSI naturalmente aspirado e subiu a parada de 612 para 630 cv. Além disso, focou-se em baixar o peso, graças à utilização de componentes em fibra de carbono. O resultado são 1400 kg, ou seja, uma dieta de 170 kg face ao R8 GT RWD. Segundo o preparador, este XGT, cujo desenvolvimento demorou dois anos, é muito próximo do R8 LM2 GT2, sendo possível personalizar cada uma das unidades ao gosto do cliente. No interior é onde se notam mais os genes da competição, com a inclusão de um arco de segurança, além de um volante igual ao do carro de corridas. Para este modelo “road legal”, a Abt acrescentou um fecho central, câmara de marcha-atrás e um travão de mão, além de um painel de instrumentos digital convencional. A isso juntou o ar condicionado, “piscas” e espelhos ajustáveis eletricamente.

Houve igualmente mexidas na gestão térmica, no software, nos travões e no sistema de abastecimento. O mesmo foi feito no sistema de escape, de modo a cumprir as normas de emissões. Por fim, há ainda a assinalar mudanças para manter os níveis de ruído em concordância com um modelo de estrada. A velocidade máxima é de 310 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida abaixo dos 3,4 segundos.

Este XGT está disponível em quatro cores, mas pode ser pintado noutra cor à escolha. Este R8 especial traz jantes forjadas de 19 polegadas à frente e de 20 atrás. Os pneus são os Pirelli P Zero Trofeo. O depósito de combustível tem 83 litros de capacidade. O preço na Alemanha é de 598 mil euros.

Deixe um comentário

*