Pagani anuncia Imola Roadster de 850 cv

Pagani Imola Roadster

Limitada a oito unidades, a versão “aberta” do hipercarro é capaz de chegar a 350 km/h.

A Pagani revelou o Imola Roadster, um hipercarro “aberto” cuja produção é limitada a oito unidades. Trata-se de uma derivação do coupé (feito com base no Huayra) lançado em 2020 concebido em homenagem ao lendário circuito com o mesmo nome. Com este Roadster a marca italiana procura conjugar a performance de pista, com uma experiência de condução de “cabelos ao vento”, recorrendo a tecnologia do Huyara Roadster BC.

A motivação deste Roadster vem do conhecido motor V12 6.0 biturbo de origem Mercedes-AMG a debitar 850 cv e 1100 Nm (disponíveis entre as 3600 e as 5600 rpm), conjugada com uma caixa sequencial de sete velocidades da Xtrac. Anuncia uma velocidade máxima de 350 km/h. Para o efeito, a Pagani efetuou mudanças na carroçaria, incluindo entradas de ar maiores na dianteira e acrescentando saídas de ar nos arcos das rodas e na zona lateral do para-choques. Estes elementos favorecem a componente aerodinâmica, reduzindo sobretudo a pressão debaixo da secção dianteira, aumentando a estabilidade e enviando ar diretamente para as asas traseiras. Ao mesmo tempo, os novos farolins com ventilação ajudam a extrair calor dos arcos das rodas traseiros – contribuindo para arrefecer os travões, mas também gerando mais “downforce” por cima das rodas, para melhorar a aderência. Diretamente por cima do tejadilho encontra-se uma entrada de ar sobredimensionada que ajuda a enviar ar para o motor e que foi concebida para trabalhar em conjunto com a barbatana posicionada imediatamente atrás para estabilizar o carro a velocidade elevada. O resultado são 600 kg de “downforce” gerados a 280 km/h – mais 100 kg que o BC. Além disso, segundo o fabricante este Imola Roadster gera 2,2 g de força lateral e 2,2 g na travagem.

Entre as medidas para reduzir o peso consta o chassis em carbotitânio HP62-G2 e Carbo-Triax HP62 e a pintura Acquarello Light (5 kg mais leve). O resultado são 1260 kg. A juntar a isso, a Pagani apostou em quatro apêndices aerodinâmicos ativos e numa suspensão inteligente, com amortecimento controlado eletronicamente, similar a um modelo de competição. Os pneus são os Pirelli P Zero Trofeo R (de medida 355 atrás).

Por dentro, o Imola Roadster traz decorações em madeira com efeito de fibra de carbono, revestimentos em couro e detalhes que exibem alguma da mecânica dos componentes. A juntar a isso, inclui um sistema de som com sete colunas.

O preço não foi revelado.

Deixe um comentário

*