Land Cruiser “clássico” está de volta

Toyota Land Cruiser 70 Series

Off-roader foi lançado no Japão com uma frente renovada, mais conforto e um novo motor turbodiesel.

O Land Cruiser 70 Series fará 40 anos no próximo ano, mas isso não impediu a Toyota de promover mais um facelift no histórico “off-roader”, que está de regresso ao mercado japonês nove anos depois – devido à solicitação dos clientes. Este modelo ainda se mantem em catálogo noutros países, tais como a África do Sul e Austrália. Juntamente, com o Land Cruiser “clássico” existe uma versão moderna J250 disponível nos EUA e uma variante global J300.

O modelo que regressou agora ao Japão está disponível apenas no formato tradicional SUV de cinco portas, com 4890 mm de comprimento. A opção pick-up de cabina dupla cinge-se apenas à Autrália e as versões SUV de três portas e a pick-up de cabine simples são exclusivas dos Emirados Árabes Unidos. Por fora, a Toyota opção por redesenhar a frente, com faróis redondos e “piscas” em LED, a que juntou uns para-choques e arcos das rodas na cor da carroçaria, além de um espelho adicional no vão dianteiro. Nota ainda para a tampa em plástico preto no capot para abastecer de AdBlue. Na traseira, destaque para os farolins integrados no novo para-choques. Entre o equipamento de série, inclui o ar condicionado manual, tomadas USB-C, vidros elétricos e fecho centralizado. O novo painel de instrumentos analógico tem um ecrã de 4,2 polegadas e o ecrã tátil central é opcional. Entre as ADAS, há a travagem automática de emergência, o aviso de saída de faixa, o sistema de reconhecimento de faixa e os máximos automáticos.

A Toyota diz que melhorou a plataforma de travessas e longarinas deste 70 Series apostando numa nova suspensão que resultam em melhorias ao nível do conforto e da estabilidade da direção, sem comprometer as prestações em todo o terreno. O sistema 4WD vem equipado com um diferencial eletrónico, complementado por um Hill Start Assist Control, Downhill Assist Control, Active Traction Control e Vehicle Stability Control.

O motor é um novo 2.8 de quatro cilindros turbodiesel (o mesmo do Land Cruiser Pardo J250) com 204 cv e 500 Nm, com uma caixa automática Super ECT a distribuir a potência pelas quatro rodas.

Deixe um comentário

*