Cupra terá PHEV a substituir motor de cinco cilindros

Motor de cinco cilindros do Cupra Formentor

Motor 2.5 TFSI de origem Audi utilizado no Formentor VZ5 será substituído em breve na marca espanhola por um híbrido plug-in.

A Cupra lançou no final de 2021 a edição especial Formentor VZ5, com a particularidade de vir equipada com um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros turbo de origem Audi a debitar 390 cv. Esta versão mais “espigada” do crossover, um “one-off” a contar com este bloco debaixo do capot, deixou de ser produzida em setembro – contabilizando 7 mil unidades ao todo. Contudo, a Cupra já tem planos para substituir este motor em futuros modelos – num modelo com estatuto semelhante ao do Formentor VZ5.

Como já tinha sido anunciado, o futuro da Cupra passa pela eletrificação. No caso em concreto do substituto deste cinco cilindros está previsto um novo conjunto híbrido plug-in com mais de 400 cv – que também será utilizado nos modelos R da Volkswagen, nomeadamente no Tiguan R. Este PHEV juntará um motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo (por si só capaz de chegar aos 350 cv) e um motor elétrico (com um máximo de 115 cv), com a vantagem ser já compatível com a norma Euro 7. Este sistema de tração integral virá acompanhado de um diferencial traseiro que distribuir ativamente a potência pelas rodas ao curvar.

Quanto ao motor 2.5 TFSI, este continuará a ser utilizado no Q3 e no Q3 Sportback pelo menos até ao facelift. Além desta dupla de SUV, o bloco de cinco cilindros continuará a fazer parte do renovado RS 3 – até 2027, altura em que o desportivo compacto passará a ser 100% elétrico.

Deixe um comentário

*