Motor 2.5 TFSI de origem Audi utilizado no Formentor VZ5 será substituído em breve na marca espanhola por um híbrido plug-in.
A Cupra lançou no final de 2021 a edição especial Formentor VZ5, com a particularidade de vir equipada com um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros turbo de origem Audi a debitar 390 cv. Esta versão mais “espigada” do crossover, um “one-off” a contar com este bloco debaixo do capot, deixou de ser produzida em setembro – contabilizando 7 mil unidades ao todo. Contudo, a Cupra já tem planos para substituir este motor em futuros modelos – num modelo com estatuto semelhante ao do Formentor VZ5.
Como já tinha sido anunciado, o futuro da Cupra passa pela eletrificação. No caso em concreto do substituto deste cinco cilindros está previsto um novo conjunto híbrido plug-in com mais de 400 cv – que também será utilizado nos modelos R da Volkswagen, nomeadamente no Tiguan R. Este PHEV juntará um motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo (por si só capaz de chegar aos 350 cv) e um motor elétrico (com um máximo de 115 cv), com a vantagem ser já compatível com a norma Euro 7. Este sistema de tração integral virá acompanhado de um diferencial traseiro que distribuir ativamente a potência pelas rodas ao curvar.
Quanto ao motor 2.5 TFSI, este continuará a ser utilizado no Q3 e no Q3 Sportback pelo menos até ao facelift. Além desta dupla de SUV, o bloco de cinco cilindros continuará a fazer parte do renovado RS 3 – até 2027, altura em que o desportivo compacto passará a ser 100% elétrico.