Aston Martin revela novo Vantage GT4

Aston Martin Vantage GT4

Mais leve mas menos potente que o modelo de estrada, o GT4 traz uma nova asa, uma suspensão específica e uma caixa de velocidades de oito velocidades (com apenas seis delas utilizáveis).

A Aston Martin estreou nas 24 Horas de Daytona, no início do ano, o Vantage GT3. Agora é a vez do GT4, um modelo de competição cujo regulamento obriga a uma proximidade com o carro de estrada. Como tal, visualmente não existem muitas diferenças a assinalar, com a marca britânica a confirmar que 80% da mecânica e da estrutura é partilhada entre ambos – incluindo o chassis em alumínio, o motor, a transmissão e a maioria dos painéis da carroçaria. Contudo, o GT4 traz uma asa traseira, um lábio dianteiro mais pronunciado e uma entrada de ar no capot. Estas alterações contribuem, de acordo com a Aston Martin, para aumentar a “downforce” e reduzir o efeito de arrasto, comparativamente com o antigo GT4. Aliás, o novo modelo contempla um radiador maior, de modo a aumentar a capacidade de arrefecimento. Há ainda mais ar direcionado para os travões. Nota ainda para as jantes de 18 polegadas – bem mais pequenas que as 21” utilizadas no coupé de estrada.

Existem igualmente diversas alterações não visíveis do exterior a assinalar, nomeadamente a inclusão de uma suspensão ajustável da KW, que inclui mais regulações de camber. Não são referidas mudanças de hardware ao nível do motor V8 4.0 biturbo, embora este tenha sido alvo de uma reprogramação da ECU assinada pela Bosch Motorsport. O “balance of performance” obriga a restringir o motor a 477 cv, em vez dos 666 cv do modelo de estrada. Para acompanhar, a caixa de velocidades de oito velocidades também foi reprogramada, embora seja permitido apenas fazer passagens manuais e entre as primeiras seis, através de patilhas no volante.

As mudanças mais evidentes foram operadas no interior, que foi convertido num típico carro de corridas. Para o efeito, foi removida a consola central e os ecrãs, surgindo em substituição uma estrutura em fibra de carbono que conta com os diversos comandos. Obrigatório é também ter extintor e o arco de segurança.

A Aston Martin prevê produzir mais 40 unidades deste GT4 este ano.

Deixe um comentário

*