Bugatti confirma motor V16 híbrido para substituir W16

Teaser do motor V16 híbrido da Bugatti

Som do motor do sucessor do Chiron já pode ser ouvido.

A Bugatti prevê estrear o seu próximo hipercarro em junho, mas em jeito de teaser aproveita para confirmar que o sucessor do Chiron terá um motor V16 híbrido, em substituição do mítico W16.

Para adensar a curiosidade, o fabricante Molsheim publicou um vídeo no qual exibe o som do novo motor com cobertura em fibra de carbono, que manterá os 16 cilindros do antecessor. Estima-se que o novo bloco será desenvolvido pela Cosworth e que terá 8.3 de cilindrada, podendo até ser naturalmente aspirado. É possível que este V16 venha a atingir 9000 rpm e operar em conjunto com três motores elétricos, para um débito conjunto a rondar os 1800 cv.

Este não será o primeiro V16 da história, uma vez que já houve um Cadillac V-16 em 1930. Em 2003, a Rolls-Royce também criou o concept 100EX com um motor com a mesma disposição. O Devel Sixteen também prometia seguir a mesma fórmula, mas o projeto nunca chegou a avançar como seria suposto. Além disso, houve protótipos na mesma linha, como o BMW Série 7 Goldfisch ou de um Bentley Mulsanne. Mas tal, o V16 mais conhecido de sempre seja mesmo o Cizeta-Moroder V16T de 1991.

A Bugatti só deverá arrancar com a produção e entregas deste novo hipercarro em 2026, uma vez que a sua fábrica até lá estará totalmente ocupada com a produção do roadster Mistral e do modelo de pista Bolide, os dois últimos carros com o já referido W16.

Deixe um comentário

*