Desportivo de motor V8 deverá ser substituído por um híbrido antes do final desta década.
Aos poucos, as marcas vão deixando cair as suas versões puramente a combustão com motores maiores, trocando-as por modelos “eletrificados”. É o caso da Lexus que acaba de prescindir na Europa do LC.
Apesar de já ter uma gama fortemente povoada por híbridos há alguns anos, a marca premium foi mantendo o motor V8 5.0 naturalmente aspirado nos seus modelos mais desportivos. Contudo, a obrigatoriedade de reduzir os consumos e as emissões, obrigou a Lexus à retirada do LC (na imagem) do Velho Continente – apesar desse modelo ter também um opção V6 “eletrificada”. A verdade é que as melhorias ao nível do equipamento no LC (originalmente lançado em 2017) não foram acompanhadas por um aumento no volume de vendas. Além disso, segundo o responsável de vendas da Lexus no Reino Unido, citado pela Autocar, há questões legais e de homologação que tornam impossível a continuidade do desportivo no mercado europeu.
Estes argumentos aplicam-se igualmente ao RC F, a versão mais desportiva do coupé do segmento D, que ainda se encontrava disponível nalguns mercados europeus, nomeadamente o britânico. Ao que parece, a Lexus substituirá o LC e o RC F por um único modelo híbrido ainda antes do final da presente década.