Lexus retira LC do mercado europeu

Lexus LC

Desportivo de motor V8 deverá ser substituído por um híbrido antes do final desta década.

Aos poucos, as marcas vão deixando cair as suas versões puramente a combustão com motores maiores, trocando-as por modelos “eletrificados”. É o caso da Lexus que acaba de prescindir na Europa do LC.

Apesar de já ter uma gama fortemente povoada por híbridos há alguns anos, a marca premium foi mantendo o motor V8 5.0 naturalmente aspirado nos seus modelos mais desportivos. Contudo, a obrigatoriedade de reduzir os consumos e as emissões, obrigou a Lexus à retirada do LC (na imagem) do Velho Continente – apesar desse modelo ter também um opção V6 “eletrificada”. A verdade é que as melhorias ao nível do equipamento no LC (originalmente lançado em 2017) não foram acompanhadas por um aumento no volume de vendas. Além disso, segundo o responsável de vendas da Lexus no Reino Unido, citado pela Autocar, há questões legais e de homologação que tornam impossível a continuidade do desportivo no mercado europeu.

Estes argumentos aplicam-se igualmente ao RC F, a versão mais desportiva do coupé do segmento D, que ainda se encontrava disponível nalguns mercados europeus, nomeadamente o britânico. Ao que parece, a Lexus substituirá o LC e o RC F por um único modelo híbrido ainda antes do final da presente década.

Deixe um comentário

*