Além disso, está previsto um sucessor “zero emissões” para o Picanto.
A Kia tem registadas as patentes de EV1 a EV9 e embora já tenha confirmado que haverá um EV2 logicamente abaixo do EV3, não tem havido qualquer referência ao EV1. Pois foi o próprio presidente da marca sul-coreana, Ho-sung Song que diz está previsto que haverá um citadino elétrico a substituir o Picanto, uma vez que um dos objetivos da Kia é baixar os custos da tecnologia “zero emissões”. Um modelo com essas caraterísticas terá de custar menos de 20 mil euros, o que só poderá vir a ser possível apenas no final desta década.
Para já, na Europa, a bitola do fabricante asiático é ter um espaçamento na ordem dos 5 mil euros entre os modelos: com o EV3 a custar cerca de 35 mil euros; e o EV2, um modelo do segmento B (previsto para 2026), menos de 30 mil. Assim que os custos com as baterias baixarem, será possível criar um citadino entre os 15 e os 20 mil euros, assumiu Song à Autocar.
Do outro lado da gama, o gestor avança que está a ser pensado um modelo com as caraterísticas do Stinger, para ser uma nova referência (na imagem, um “render” digital da Autocar). A versatilidade da plataforma E-GMP, já utilizada no EV6 e no EV9, permitirá fazer um carro essas caraterísticas, uma vez que num cenário com dois motores, um por eixo, permite mais de 600 cv.