Aventador SVJ bateu recorde de Nürburgring

Um vídeo teaser mostra a nova versão, ainda mais extrema, do desportivo da Lamborghini em testes no circuito alemão.

(atualizada)

A Lamborghini libertou um vídeo que confirma o que há muito se vinha especulando: uma nova versão do Aventador. De seu nome SVJ (SuperVeloce Jota), esta versão poderá vir a ser mostrada este ano num evento da própria Lamborghini à margem do Salão de Paris, no qual a marca italiana não estará presente, tornando-se num dos mais extremos e exclusivos Aventador de sempre. O primeiro teaser oficial é um vídeo do novo carro, que inclui uma passagem pelo circuito de Nordschleife-Nürburgring. Apesar de ter uma duração curta, o vídeo deixa subentendido o recorde. Contudo, num comunicado oficial a marca confirmou que o novo SVJ bateu o recorde no mítico “Inferno Verde” (com o tempo de 6 minutos e 44.97 segundos) recentemente estabelecido pelo Porsche 911 GT2 RS (com 6 minutos e 47.3 segundos). Mas como é que o conseguiu?

Para já, o Aventador SVJ (nas imagens, ainda camuflado) nunca teria surgido sem os ensinamentos obtidos durante o desenvolvimento do Huracán Performante. O novo Aventador SVJ, que se posicionará acima do Aventador S (que lhe serve de base), distingue-se desde logo pelas diferenças estéticas, surgindo equipado com um kit sobretudo orientado para pista composto por um lábio dianteiro mais pronunciado, novas entradas de ar, para-choques dianteiros, saias laterais mais largas, aileron traseiro com um novo formato, de forma a obter maior rendimento aerodinâmico. A adoção do sistema de aerodinâmica ativa ALA (patenteada pela marca de Sant’Agata Bolognese e que estreou no Huracan Performante) será fundamental nesse particular. O sistema de escape deverá ser herdado também do Huracán Performante. A partir das imagens percebe-se que o novo modelo será equipado com pneus Pirelli P Zero Trofeu R e que o painel de instrumentos tem um “red line” próximo das 9000 rpm.

Algumas das especificações do novo modelo ainda são uma incógnita, mas neste assalto ao “Ring” a Lamborghini deverá apostar em mais dois aspetos fundamentais: uma redução de peso significativa (na ordem dos 50 kg face ao Aventador S, devido à utilização de componentes em fibra de carbono), prometendo um modelo com um valor de referência na relação peso/potência. Para já, certo é o aumento de potência do novo modelo do motor V12 6.5 naturalmente aspirado, que evoluiu dos 740 cv do Aventador S para 770 cv neste SVJ. O motor estará acoplado a uma caixa automática e a um sistema de tração às quatro rodas.

Ver vídeo teaser:

Ver vídeo do recorde:

Deixe uma resposta

*