Sucessor do Jaguar F-Type será “super” híbrido

Sucessor do F-Type chamar-será J-Type

Previsto para 2022, o novo desportivo chamar-se-á J-Type. Terá motor central e um sistema híbrido.

A Jaguar está a preparar o sucessor do F-Type. Segundo a Auto Express, o novo modelo pouco ou nada terá a ver com o atual. Talvez por isso mesmo, o modelo previsto para 2022 terá um novo nome: J-Type (designação registada no mês passado). A juntar a isso, logo no lançamento, o novo desportivo terá um motor de colocação central – tornando-se no segundo da história da marca com esta configuração, depois do XJ220 década de 1990 – associado a um sistema híbrido. O objetivo é transformar o atual topo de gama do emblema britânico num concorrente no Honda NSX, igualmente híbrido, mas também a desportivos como o McLaren 570S ou o Audi R8.

Com efeito, o J-Type terá proporções diferentes face ao F-Type, a começar pelo capot que será mais alongado. Além disso, o novo modelo será mais baixo, o que o tornará mais aerodinâmico. Em termos mecânicos, o projeto ainda não está concluído, mas espera-se que conte com pelo menos dois motores elétricos, um por cada eixo (o que permitirá obter tração integral), a auxiliar o motor térmico V6. O conjunto suplantará os 550 cv.

A plataforma modular que servirá de base ao J-Type permitirá a conceção de uma versão totalmente elétrica, apontada como concorrente direta do Porsche Taycan. Esta versão poderá adotar o mesmo conjunto do I-Pace, alimentado por baterias de iões de lítio, ou novas baterias sólidas – tecnologia que promete ser introduzida em breve com promessa de ganhos significativos na autonomia.

Deixe um comentário

*