Aston Martin testou DBX em rali

Protótipo do Aston Martin DBX View Gallery 4 photos

O primeiro SUV da marca britânica deverá ser desvendado daqui a sensivelmente um ano.

A Aston Martin testou um protótipo próximo da versão final do DBX no Rali de Gales no início deste mês. A marca britânica está neste momento a afinar os últimos detalhes de desenvolvimento do SUV, que prevê estrear até ao final do próximo ano. Os testes na etapa do rali britânico não foram ao acaso, tendo servido para avaliar o comportamento fora de estrada do novo modelo, que também será capaz de rebocar. Ao contrário do que sucedeu com o concept de três portas de 2015, o DBX definitivo (que poderá vir a chamar-se Varekai) será um modelo de cinco portas. O modelo será feito com base numa plataforma totalmente nova, asseguram os responsáveis da marca de Gaydon. Matt Becker, o engenheiro responsável pelo projeto, adianta que o SUV contará com uma suspensão totalmente nova, que inclui molas pneumáticas de três câmaras e um sistema ativo anti-rolamento, que contribuirá para contrabalançar o peso e centro de gravidade mais elevado do DBX. Os próximos testes incluem passagens pelo Ártico, desertos do Médio Oriente, autobahn alemãs e circuito de Nürburgring.

O DBX será feito na nova fábrica de St. Athan, no País de Gales, local onde é quase certo serão produzidos também os modelos elétricos da marca – incluindo os novos Lagonda (a partir de 2021) -, incluindo uma versão EV do novo SUV. Ao longo do ciclo de produto, o DBX deverá contar com uma versão híbrida, com tecnologia fornecida pela Mercedes-Benz. No lançamento, o SUV deverá contar com uma opção V12 5.2 e com o V8 4.0 de origem Mercedes-AMG que já tem na restante gama.

O novo modelo da Aston Martin será um concorrente direto do Lamborghini Uris, Bentley Bentayga, Rolls-Royce Cullinan e do Ferrari Purosangue. Será sobretudo uma aposta forte junto do público feminino e em mercados vitais como a China e os EUA. A Aston Martin espera vender 5 mil unidades por ano do DBX – o que a concretizar-se tornar-se-á no seu best-seller.

Deixe um comentário

*