Mais de um terço dos carros ainda não cumpre WLTP

WLTP trouxe problemas a muitos construtores

No início de novembro, 37% dos modelos à venda na Europa ainda não tinham sido homologados à luz do novo ciclo de testes.

Apesar de os números relativos às homologações terem evoluído face aos registados em outubro – altura em que 43% dos modelos à venda na Europa não eram compatíveis com a nova norma WLTP (que entrou em vigor no dia 1 de setembro) – a Jato Dynamics diz que 37% dos modelos ainda não cumprem a norma à data de 1 de novembro. A imprensa alemã revela que este verão foi particularmente nefasto para a indústria daquele país, com uma quebra do PIB na ordem de um terço, segundo dados preliminares. Analistas avançam que os problemas com a indústria automóvel tiveram um impacto neste cenário, em particular a alteração para o ciclo de homologação WLTP. Uma vez que nem todos os modelos foram homologados, uma vez que a maioria deles foi adiando o processo para uma data mais próxima da mudança regulamentar, alguns fabricantes foram mesmo obrigados a suspender a produção de alguns modelos.

Com efeito, o WLTP contribui para o registo de automóveis novos de outubro seja o mais baixo a que a nível europeu desde 2014. A quebra face ao ano passado foi de 7,1%, num total de 1,12 milhões de registos. O analista da Jato Dynamics, Felipe Munoz, diz que o atraso no processo de homologação é sobretudo preocupante porque envolve alguns dos principais fabricantes. Apesar de 2018 ainda não ter acabado, tudo indica que este será o pior ano no que toca a registo de carros novos na última década. O mercado alemão foi o desceu de forma mais evidente, com 7,4%, face ao ano anterior. O italiano caiu 6,9% no mesmo período. O Diesel continuou a perder terreno face ao período homólogo de 2017, em todo o continente: 24% – numa quebra total do mercado de 34,1%. Em contraste, os veículos de propulsão alternativa subiram para 7,5% e os elétricos em concreto 70%.

A liderar continua a VW, apesar de ter registado uma quebra de 15,6%, a nível europeu. O emblema que mais sofreu neste período foi a Audi, que caiu 53%. O VW Golf foi o modelo mais vendido. Entre os SUV, a crise do Diesel e o WLTP não impediram o crescimento deste segmento de mercado, com um aumento de 7,2% para um total de 397.200 unidades. Em outubro, o SUV mais vendido na Europa foi o Peugeot 3008.

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