Coreanos mostram elétrico que carrega e estaciona sozinho

Automated Valet Parking System (AVPS) View Gallery 4 photos

O protótipo da Kia e Hyundai será revelado no CES. Tecnologia deve chegar à produção em seis anos.

A Kia e a Hyundai vão mostrar um protótipo elétrico que carrega o carro sem fios e sem condutor. A tecnologia intitulada Automated Valet Parking System (AVPS) é uma espécie de arrumador do futuro e será mostrada no CES, que se realizará a partir de dia 8 em Las Vegas (EUA). De forma simplificada, este sistema combina a condução autónoma com o carregamento de carros elétricos sem fios. O proprietário do carro conseguirá dar ordens ao carro que se desloque de forma autónoma a um posto de carregamento e que depois de carregado estacione num lugar vago. Assim que precisar do carro novamente, o proprietário só tem de o chamar. Veja no vídeo como funciona.

O sistema opera através de partilha de dados e de conetividade através da cloud, sendo obrigatória uma comunicação permanente entre a garagem de estacionamento, o sistema de carga e o condutor. O principal objetivo do AVPS é evitar a sobrecarga nos postos de carregamento e nos estacionamentos.

De acordo com o grupo coreano, o AVPS poderá ser incluído em modelos dotados de sistemas de condução autónoma de nível 4, com comercialização prevista para 2025. Como é possível observar, a tecnologia já está pronta. Há, no entanto, algumas restrições legais.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=V8xL4gZohuA

Deixe um comentário

*