Novo Audi SQ5 TDI traz compressor elétrico do SQ7

Audi SQ5 TDI View Gallery 9 photos

Com 347 cv, a versão Diesel mais “espigada” do SUV estará à venda a partir do verão.

A Audi lançou o SQ5 TDI em 2013, na altura com versões a gasolina e Diesel. Em 2016, juntou-se ao SQ5 TDI de 313 cv uma versão plus TDI com motor 3.0 V6 de 340 cv. Agora na nova geração, a Audi volta a aposta na versão mais desportiva do SUV, para já, apenas com motor Diesel. O novo SQ5 TDI continua a incluir um 3.0 V6 turbo a debitar 347 cv e 700 Nm (com um pico de binário às 2500 rpm), em associação com uma caixa automática tiptronic de oito velocidades, um sistema de tração integral permanente quattro (que pode enviar até 70% de binário ao eixo dianteiro e até 85% ao eixo posterior) e diferencial traseiro opcional.

Uma das principais novidades é a inclusão do compressor elétrico (EPC) – capaz de atingir 65.000 rpm em apenas 300 milissegundos – herdado do “irmão” SQ7 (este com um V8 Diesel biturbo de 435 cv). Este EPC obtém a sua energia através de uma bateria de iões de lítio posicionada no piso do carro, sendo esta por sua vez integrada num sistema elétrico de 48V que converte o SUV, tal como sucede na restante gama, num “mild hybrid”. O EPC permite eliminar o atraso de resposta do turbo e ajudar a responder logo a partir das 1650 rpm e, em sentido contrário, poupar até 0,7 l/100 km em utilização real, segundo a Audi. Disponível a partir do próximo verão, o novo SQ5 TDI anuncia 0-100 km/h em 5,1 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Neste versão o cárter e as cabeças dos cilindros beneficiam dos seus próprios circuitos de arrefecimento, enquanto a cambota, pistões, bielas e sistema de gestão do óleo foram reconfigurados. A suspensão é multibraços com cinco ligações em ambos os eixos, sendo que a carroçaria foi rebaixada em 30 mm. Junta-se a isto, pinças de travão de seis êmbolos em alumínio. Apesar da veia assumidamente mais desportiva, este SQ5 Diesel anuncia consumos de 6,6 l/100 km e emissões de CO2 de 172 g/km. Além da pintura exclusiva Panther Black, conta com jantes em alumínio de 20 ou 21 polegadas, novos para-choques, luzes LED de série e interior com apontamentos em alcantara, couro e alumínio escovado.

Depois do SQ5 TDI, a Audi prevê lançar em novembro o SQ8.

Deixe um comentário

*