A versão de assinatura desportiva do SUV estreia no Salão de Genebra com o mesmo sistema do CLS.
O Mercedes-AMG GLE 53 4Matic+ é a nova versão de topo do SUV GLE. Esta versão de tratamento desportivo estreará no Salão de Genebra na próxima semana com o mesmo sistema EQ Boost “mild hybrid” inicialmente lançado no CLS, composto por um seis cilindros em linha 3.0 com dois turbos e um compressor elétrico (colocado entre o motor e a transmissão) que integra um motor de arranque/alternador e um sistema elétrico de 48V. Ao todo, o GLE 53 reúne 435 cv às 6100 rpm e 520 Nm entre as 1800 e as 5800 rpm – mais 68 cv que o antigo GLE 43 com um 3.0 V6 com um único turbo. Sendo que o sistema híbrido é responsável por proporcionar 22 cv e 250 Nm adicionais, em “overboost”. Este motor elétrico ajuda ainda a eliminar o atraso da resposta do turbo, ao mesmo tempo que promete reduzir consumos e emissões. Este sistema funciona em conjunto com uma caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift TCT e um sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+ (capaz de calcular uma distribuição otimizada de binário). Anuncia 0-100 km/h em 5,3 segundos (0,4 seg. mais rápido do que o GLE 43) e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Os consumos são de 9,3 l/100 km e emissões de CO2 de 212 g/km.
O GLE 53 conta com uma suspensão pneumática dotada de três configurações específicas: Comfort, Sport e Sport +. A estas juntam-se os modos de condução Trail e Sand, a pensar apenas em incursões fora de estrada. A suspensão pneumática, que permite subir até 55 mm, possui um sistema de autonivelamente em ambos eixos que se adapta constantemente em altura. Visualmente, esta versão desportiva destaca-se pela grelha dianteira Panamericana, entradas de ar adicionais, difusor traseiro e quatro ponteiras de escape. Traz ainda travões com discos de 400 mm à frente e de 345 mm atrás, com pinças de dois e um êmbolo, respetivamente. As jantes de série são de 20 polegadas, sendo que há opção de 21 e 22 polegadas.
De série, conta com o sistema de infotainment MBUX, instrumentação digital, volante AMG Performance em couro preto, pespontos vermelhos e patilhas em alumínio e bancos AMG Performance. Existe ainda uma opção de uma terceira fila de bancos.