Lamborghini Aventador SVJ “a céu aberto” em Genebra

Lamborghini Aventador SVJ Roadster View Gallery 9 photos

Com 770 cv, a versão Roadster do pináculo da gama Aventador chega no verão.

A Lamborghini apresentou esta semana no Salão de Genebra a versão “aberta” do Aventador SVJ (SuperVeloce Jota). Previsto para o verão, o Roadster é limitado a 800 unidades. Pesa 1575 kg, ou seja, é apenas 50 kg mais pesado que o coupé. O tejadilho composto por duas peças em fibra de carbono (de 6 kg cada) é amovível e pode ser arrumado debaixo do capot da frente. O motor é o mesmo V12 6.5 naturalmente aspirado com 770 cv às 8500 rpm e 720 Nm às 7250 rpm, acoplado a uma caixa automática de sete velocidades e a tração é às quatro rodas. Em resultado disso, o Roadster é apenas 0,1 e 0,2 segundos mais lento que o coupé na aceleração de 0 a 100 km/h e 0-200 km/h, cumprida neste caso em 2,9 e 8,8 segundos, respetivamente. A velocidade máxima supera os 350 km/h, segundo a marca de Sant’Agata Bolognese.

Atrás dos bancos há uma janela elétrica que cumpre a função de defletor aerodinâmico quando está para cima. Esteticamente, o Aventador SVJ Roadster distingue-se pelos para-choques com desenho específico (com entradas de ar maiores à frente e com ponteiras de escape mais elevadas atrás), entradas de ar maiores nas portas, apêndices aerodinâmicos laterais e nas extremidades da carroçaria e um capot com saídas de ar. A juntar a isso, acrescenta jantes específicas e cor exclusiva da carroçaria Bronzo Zenas. O habitáculo pode ter vários aspetos personalizados. Do equipamento de série está a instrumentação digital e o sistema de infotainment compatível com Apple CarPlay.

O SVJ Roadster tem barras estabilizadoras 50% mais rígidas face a outras versões da gama, um sistema de tração integral, caixa, amortecimento adaptativo e direção com afinação específica. O sistema ALA 2.0 (Aerodinamica Lamborghini Attiva) permite melhorar a carga aerodinâmica em 40% face ao Aventador SV Roadster. Como noutros modelos da Lamborghini, o este SVJ Roadster tem três modos predefinidos (Strada, Sport e Corsa) e um personalizável (EGO). Possui pneus de série Pirelli P Zero Corsa de medida 255/30 R20 à frente e 355/25 R21 atrás, sendo possível em opção encaixar Pirelli P Zero Trofeo R com as mesmas dimensões. Os discos de travão carbocerâmicos têm discos de 400 mm na dianteira e de 380 mm na traseira.

Deixe um comentário

*