“Super” elétrico Piëch carrega em 5 minutos

Piech Mark Zero View Gallery 6 photos

GT de 402 cv Mark Zero é o modelo de estreia da nova marca suíça.

Não é todos os dias que vemos vir ao mundo uma nova marca. Neste caso, a Piëch Automotive, um emblema suíço com pedigree, criado pelo bisneto do fundador da Porsche, Ferdinand Porsche, e filho do antigo patrão do grupo Volkswagen, Ferdinand Piëch, apelido que dá nome à nova marca que acaba de se estrear esta semana no Salão de Genebra com o protótipo desportivo elétrico Mark Zero. O novo carro de dois lugares é efetivamente um gran tourer com 4,32 metros de comprimento, 1,25 m de altura e 2,62 m de distância entre eixos, que pretende abrir caminho a um modelo a produzir dentro de três anos.

A propulsão deste modelo de 1800 kg tem origem em três motores elétricos (um no eixo dianteiro com 201 cv e outros dois no eixo posterior com outro tanto), para um débito total de 402 cv. Anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. As baterias são feitas com base num novo tipo de células e pesam menos 200 kg que um conjunto convencional. Segundo a marca, este sistema quase não aquece durante o processo de carga, possibilitando obter 80% da carga em menos de 5 minutos. As baterias desenvolvidas pela Desten são arrefecidas a ar e estão distribuídas entre o túnel central e o eixo traseiro. No fim de contas, anuncia uma autonomia até 500 km (WLTP).

O Mark Zero é feito com base numa nova plataforma modular, que permite vários tipos de carroçaria e diferentes variantes, como híbridos ou fuel cell. Quer o software quer o hardware (incluindo as baterias) foram feitos para serem atualizados ou trocados com facilidade. Além do Mark Zero, está previsto que esta plataforma dê origem também a um modelo de quatro lugares e a um SUV, sendo que a estrutura está igualmente apta a servir de base a um cabrio e a uma pick-up.

Deixe um comentário

*