Koenigsegg reconstrói One:1 destruído em Nürburgring

Koenigsegg One:1 restaurado View Gallery 2 photos

O supercarro de 1360 cv está pronto para nova tentativa de recorde da volta mais rápida ao “Inferno Verde”.

O Koenigsegg One:1 tornou-se num dos superdesportivos mais especiais dos últimos anos por diversos motivos. Um deles começa logo no nome, pois tem uma potência específica de 1 cv/kg (1360 cv e 1360 kg). Colocando o marketing a funcionar a marca sueca promoveu o One:1 (que é feito com base no Agera RS) como o primeiro “megacarro” do mundo, pois os 1360 cv de potência correspondem a 1 Megawatt. Outro fator importante para a sua fama prende-se com a sua exclusividade, uma vez que foram construídos apenas sete exemplares (sendo que um deles, o primeiro, foi um protótipo funcional). Acontece que precisamente a unidade com o número de chassis #107, um carro preto, foi destacado em julho de 2016 para tentar bater o recorde da volta mais rápida à pista de Nürburgring-Nordschleife para modelos de produção em série – na altura na posse do Porsche 918 Spyder, com um tempo de 6 minutos e 57 segundos.

Eis senão quando um problema no sistema de ABS levou a um acidente grave. Na circunstância (tal como é possível ver no vídeo abaixo), o One:1 voo 22 metros e aterrou numa das barreiras, tendo causado um pequeno incêndio por causa do contacto dos painéis em fibra de carbono com o escape incandescente. Felizmente, o condutor conseguiu sair do carro pelo seu próprio pé, tendo até utilizado o extintor que tinha no interior para apagar o fogo. Segundo Christian von Koenigsegg, como se tratavam de voltas de aquecimento, o One:1 estava na altura a restringido a 900 cv de potência – tendo registado mesmo assim tempos abaixo dos 7 minutos. Segundo estimativas do sueco dono da marca, em condições normais, o supercarro seria capaz de rondar o tempo de 6min40seg no “Inferno Verde”. Talvez por isso, Koenigsegg ainda não terá desistido e promete um novo ataque ao recorde muito em breve.

Depois de investigar o acidente que culminou com a destruição do carro, a Koenigsegg anunciou que introduziria uma atualização em todos os seus carros, incluindo na recalibração do ABS. Na altura, prometeram também que restaurariam o exemplar acidentado. O carro foi enviado para o quartel-general da marca, em Ängelholm, na Suécia, fortemente danificado nos painéis exteriores e na subestrutura. Mas ninguém parecia estar disposta a baixar os braços. O processo foi mais longo do que o esperado porque os homens da Koenigsegg não têm tido mãos a medir, com o lançamento do Regera e mais recentemente do Jesko (apresentado no Salão de Genebra no início do mês). E a promessa do restauro total foi mesmo cumprida, tal como comprova a foto agora publicada na sua página do Instagram. O One:1 foi recuperado pôde ser visto na abertura do Carage, um concessionário da marca em Lucerna, na Suíça.

https://www.youtube.com/watch?v=_YgMdfm_KS0

Deixe um comentário

*