Protótipo Citroën antecipa futuro com “conforto supremo”

Citroën 19-19 concept View Gallery 18 photos

O 19_19 Concept é autêntico laboratório sobre rodas, 100% elétrico e autónomo, com 800 km de autonomia.

Em jeito de comemoração dos seus 100 anos de vida e já de olhos no futuro, a Citroën apresentou um protótipo que exibirá a partir de 16 de maio na VivaTech, uma das feiras tecnológicas mais relevantes da Europa que se realiza em Paris. O 19_19 Concept é um mostruário de várias tecnologias e tendências da marca francesa, sendo uma espécie de visão de mobilidade para 2030. Ao contrário do puro citadino Ami One Concept revelado há poucas semanas, o novo protótipo pretende ser um aliado do futuro para viagens longas em conforto, com cada um dos ocupantes a beneficiar de uma experiência diferenciada, com a promessa de máximo conforto. O Citroën 19_19 Concept é totalmente elétrico e autónomo. Conta com dois motores (um por cada eixo), que conjugam 462 cv e 800 Nm de binário máximo. No piso do carro estão situadas baterias de 100 kWh de capacidade, que podem ser carregadas por indução. Segundo a marca, é possível carregar 600 km de autonomia em 20 minutos, numa tomada rápida. A autonomia total é de 800 km (WLTP). Acelera 0-100 km/h em cinco segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.

O novo protótipo tem 4,65 metros de comprimento, 2,20 m de largura, 1,60 m altura e uma distância entre eixos de 3,1 m. Visualmente, o protótipo possui um aspeto muito peculiar, com o habitáculo a funcionar como uma espécie de capsula. Possui jantes de 30 polegadas e pneus específicos de dimensão 255/30 R30 desenvolvidos pela Goodyear, desenvolvidos para reduzir o risco de “aquaplaning”. Ao nível da suspensão, há amortecedores hidráulicos progressivos permitem que a carroçaria incline nas curvas. Aerodinamicamente foi inspirado na aeronáutica. A carroçaria suspensa é feita de uma superfície em acrílico totalmente translúcida. Os grupos óticos estão divididos em linhas horizontais elevadas e na sua zona central assumem a forma do “Chevron duplo” da marca. A parte inferior da secção dianteira está alinhada de forma a que passageiro da frente possa ver debaixo do capot. A traseira é composta por um módulo vertical que compreende toda a tecnologia de inteligência artificial do carro. As duas “chaminés” no tejadilho possuem sensores e câmaras que permitem “ler” informação para o sistema de condução autónoma, além de proporcionarem iluminação para os lugares posteriores.

O acesso ao interior do concept é feito através de portas de abertura “suicida” com amplitude até 90 graus. Por dentro, o protótipo é uma autêntica sala de estar, com três bancos totalmente diferentes entre si. Em modo manual, o condutor verá refletido no para-brisas informação útil graças à tecnologia de realidade aumentada (relativa à navegação, por exemplo). No modo autónomo, o condutor poderá descansar, sem ter de se preocupar com os comandos do carro. O banco do “pendura” tem aspeto de chaise longue. Atrás, o banco contínuo traseiro parece um sofá para duas pessoas. O cilindro no centro do tablier é relativo ao módulo de condução autónoma. Os ecrãs e desenhos foram inspirados no mobiliário de luxo. O volante, consola central e forro das portas são feitos de uma resina que imita mármore. Em termos de tecnologia, possui um assistente pessoal, que recorre a um sistema de inteligência artificial em 40 idiomas para antecipa as necessidades do condutor. Funcionando através de comandos por voz, permite ajustar a temperatura do carro, enviar mensagens, projetar filmes, videojogos, playlists de música, etc.

https://www.youtube.com/watch?list=PL01krCBQBLwLBdRRPSIMhL4Sw2i9b1YQY&v=n0_h_6-g7YM

Deixe um comentário

*