Italianos revelam superhíbrido com 1010 cv

FV Frangivento Asfane Diecidieci View Gallery 2 photos

O FV Frangivento Asfanè DieciDieci tem uma base em alumínio, vários elementos em carbono e custará mais de 1 milhão de euros.

Os italianos da Frangivento Auto apresentaram no passado fim de semana no Museu Automóvel de Turim a versão de produção do Asfanè DieciDieci, um supercarro híbrido plug-in. Este modelo, que começou por ter um protótipo em 2016, surge com uma frente inspirada num universo náutico, com nariz alongado que o diferencia, e um vão traseiro muito curto. Além da sua aparência pouco convencial, na sua génese está um sistema híbrido plug-in que combina um motor V10 5.4 turbo de 860 cv com dois motores elétricos com 150 cv, para um total de 1010 cv (daí o nome DieciDieci). O modelo de tração integral funciona com uma caixa automática de oito velocidades.

O projeto do pequeno fabricante de Turim, liderado pelo empresário Paolo Mancini e pelo designer Giorgio Pirolo, tem 1550 kg e um para-brisas com 461 mm de extensão. O baixo peso para um modelo “eletrificado” é garantido pelas jantes, que podem ser em alumínio ou fibra de carbono, travões em material compósito e carroçaria em alumínio. Realce ainda para spoiler em fibra de carbono, difusore sobredimensionado, seis ponteiras de escape, saliência no tejadilho, jantes OZ Racing, luzes de travão flutuantes, além de uma pintura exterior em dois tons. Este modelo de produção artesanal tem pormenores interiores interessantes, nomeadamente puxadores em forma de armas, com um sistema de abertura de portas “asa de gaivota”, um painel de instrumentos digital e pedais em alumínio. O habitáculo em dois tons inspira-se no mundo na aeronáutica.

Este modelo desportivo terá um preço acima de um milhão de euros. A produção será limitada a cerca de 500 carros em 10 anos.

Deixe um comentário

*