McLaren F1 com especificação de Le Mans vai a leilão

McLaren F1 LM View Gallery 8 photos

Em agosto será leiloado um de apenas dois modelos de estradas que foram convertidos em modelos de competição.

Este é provavelmente o McLaren F1 mais especial que será leiloado nos próximos tempos. Trata-se de um e dos dois modelos de estrada (foram produzidos apenas 64) que foram convertidos posteriormente pela fábrica para a especificação de Le Mans (LM) – já depois da série limitada de cinco F1 LM estar concluída. Perante este cenário poderemos estar perante um valor recorde no leilão que se realizará entre 15 e 17 de agosto pela mão da RM Sotheby’s em Monterrey, nos EUA. Produzido em 1994, o modelo com chassis #18 cujo primeiro dono era japonês tinha originalmente uma pintura em Midnight Blue Pearl e interiores em preto. Em 1999, o carro passou para as mãos de um alemão que no ano seguinte o transformou para a especificação de Le Mans, que só ficou concluída em 2001. Por fora, foi pintado em Platinum Silver Metallic e o interior foi modificado para bege.

O motor V12 6.1 passou de 636 cv para a configuração GTR sem restrições com 680 cv e foram acrescentados detalhes aerodinâmicos de modo a acrescentar mais “downforce”, nomeadamente uma asa traseira e frente redesenhada com entradas de ar diferentes. Destaque ainda para o novo sistema de arrefecimento da transmissão, radiadores adicionais, escape modificado e jantes de 18 polegadas GTR com pneus Michelin Pilot Sport. O interior é semelhante ao modelo de estrada. O ar condicionado e os faróis também foram alterados, instalado um novo volante e as molas e amortecedores substituídos por versões de competição – mas com uma afinação que permitiu uma utilização do F1 em estrada. Depois desta profunda alteração, o F1 mudou de mãos várias vezes, entre Singapura e Nova Zelândia. Este último proprietário foi o primeiro a enviá-lo para Woking para ser inspecionado antes de realizar passeios turísticos por Itália e França.

O último F1 com especificação LM a ser leiloado foi um exemplar de 1998 vendido pela mesma RM Sotheby’s em 2015 por 12,25 milhões de euros. Em 2017, um F1 “normal” foi vendido 13,9 milhões de euros. Por isso, especula-se que este exemplar ainda mais raro, com apenas 21,500 km no odómetro, possa ultrapassar os 20 milhões de dólares (17,8 milhões de euros).

Deixe um comentário

*