ID.3 inaugura novo capítulo de VW elétricos

VW ID.3 View Gallery 21 photos

Com três níveis de potência, pode chegar aos 550 km de autonomia.

A Volkswagen estreou o ID.3 na véspera da abertura das portas à imprensa internacional do Salão de Frankfurt. A marca alemã considera este o seu modelo mais importante desde o Golf e vai mais longe considerando que este novo modelo “zero emissões” é um sucessor espiritual do Beetle original, lançado em 1938, com o objetivo de criar um novo “carro do povo”. Em Portugal, o ID.3 começa nos 30.500 euros com a bateria de 45 kWh. As primeiras 50 unidades da edição de lançamento First Edition esgotaram em 24 horas e as seguintes 30 unidades também já têm cliente atribuído. A produção arranca em novembro e as primeiras entregas estão previstas para meados de 2020.

Feito com base na plataforma modular MEB, dedicada a modelos elétricos, o ID.3 tem 4,26 metros de comprimento e assume a forma de um hatchback tradicional de cinco portas e com capacidade para cinco ocupantes. A bateria está montada no piso do carro, sendo que as unidades auxiliares, como o compressor do ar condicionado e a coluna de direção estão integradas na frente. A bateria forma uma unidade compacta com o motor elétrico, instalada no eixo traseiro, tendo também a companhia de uma caixa de velocidades de uma só velocidade. Esta disposição permite um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,267 e um peso 1719 kg. A mala tem 385 litros de capacidade (mais 5 litros do que um Golf) e um piso inferior. É possível encomendar uma bateria de 45 kWh que garante uma autonomia até 330 km, 58 kWh que equivale a 420 km – a única disponível na edição de lançamento – e de 77 kWh com 550 km. É possível carregar a 50 e 100 kW nas duas baterias mais pequenas, mas também a 125 kW na bateria maior. Com recurso a um carregador rápido de 100 kW é possível obter o equivalente a 290 km de autonomia em meia hora. As baterias têm oito anos de garantia ou 160 mil km. O motor elétrico anuncia 204 cv e 310 Nm. Segundo o fabricante de Wolfsburg, a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

O ID.3 1st edition (equivalente ao nível de equipamento Comfort) conta com navegação por satélite, bancos dianteiros e volante aquecido, e jantes de 18 polegadas. Caso o cliente opte pelo modelo Plus, há uma câmara de auxílio ao estacionamento, cruise control adaptativo, sistema de acesso e start sem chave, revestimentos mais premium, vidros escurecidos, faróis LED Matrix e jantes de 19 polegadas. O nível de topo Max acrescenta head-up display, sistema de som Beats, teto panorâmico e jantes de 20 polegadas.

Deixe um comentário

*