Protótipo EQS antecipa Classe S elétrico com 476 cv

Mercedes-Benz Vision EQS View Gallery 15 photos

Berlina de luxo revelada em Frankfurt promete autonomia até 700 km.

A Mercedes-Benz apresentou no Salão de Frankfurt, que abriu hoje as suas portas à imprensa internacional, o Vision EQS. Trata-se de um protótipo de um Classe S elétrico. Esta berlina de luxo com conversor de binário conta com uma bateria de 100 kWh (integrada no piso do carro) e uma potência conjunta de 476 e cerca de 760 Nm (extraída de dois motores – um por eixo). Anuncia 0-100 km/h em menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima acima dos 200 km/h. Esta modelo anuncia uma autonomia até 700 km (WLTP). Com um carregador de 350 kW é possível encher 80% das baterias em menos de 20 minutos. A versão de produção chega em 2021.

O EQS conta com faróis Digital Light, com dois módulos de lentes holográficas, integrados num painel preto contínuo. A traseira traz 229 estrelas de três pontas iluminadas. Já a grelha dianteira encaixa 188 LED individuais, que ajudam a criar um efeito tridimensional, e o símbolo da estrela iluminado. Ao todo são utilizados 940 LED individuais no exterior. A carroçaria é pintada em duas cores. Por dentro, o protótipo inspira-se no mundo dos iates de luxo, trazendo um painel de instrumentos que se mistura com o restante tablier, ao estilo de um deque de um barco. Entre os materiais utilizados nos revestimentos inclui-se microfibra Dinamica branca de alta qualidade e material reciclado feito de garrafas de plástico. Há ainda couro artificial com efeito similar ao couro nappa. O forro do tejadilho é feito a partir de plástico reciclado retirado dos oceanos. Este protótipo conta com uma versão mais avançada do sistema de infotainment MBUX, com visores espalhados ao longo de topo o cockpit. Existem ecrãs orgânicos de grandes dimensões e várias superfícies de projeção incluindo o novo Connected Light inteligente em torno dos ocupantes. Realce ainda para as saídas de ventilação integradas no tablier, saídas de som decorados em ouro rosa e um frasco de fragrância a imitar uma joia envolto num suporte decorativo.

A bateria do EQS é totalmente nova e modular MEA, sendo adaptada apenas a modelos elétricos. O concept surge equipado com um sistema de condução autónoma de nível 3, adaptado a viagens longas para autoestrada. Com um centro de gravidade baixo, conta com uma suspensão pneumática com sistema Active Body Control e Anti-Lean que promete benefícios do ponto de vista dinâmico.

Deixe um comentário

*