Mercedes mostra protótipo retro, de olhos no futuro

Vision Mercedes Simplex View Gallery 10 photos

O Vision Simplex Concept é inspirado no primeiro de todos os Mercedes, lançado no início do século XX.

A Mercedes-Benz apresentou o protótipo Vision Simplex, um modelo de aspeto retro feito a pensar no futuro. Aproveitando a abertura de um novo centro de design em Nice (França), a marca alemã revelou este protótipo que é feito com base no Mercedes 35 CV Simplex, um modelo de corridas de 1901. Ao mesmo tempo, o Vision Simplex homenageia o homem que criou a Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) – a antecessora da Daimler-Benz -, Emil Jellinek. Precisamente sediado na supracitada cidade da Riviera francesa, Jellinek acabou por mudar o nome do referido produto atribuindo-lhe o nome da sua filha, Mercedes, de modo a que este se pudesse distinguir dos anteriores. Este Mercedes 35 CV foi revolucionário para o seu tempo, uma vez abandonava o aspeto de carruagem motorizada dos modelos seus contemporâneos adotando um formato mais próximo dos carros como hoje o conhecemos. Mas já contava com detalhes inovadores para a época tais como o motor de colocação dianteira, tração traseira, transmissão com várias velocidades e pedal de acelerador.

O projeto do Vision Simplex demorou nove meses a ser concluído. Surge com um nariz comprido com acabamento em ouro rosa, que simula as grelhas em bronze da época, jantes trabalhadas e separadas da carroçaria, além de um habitáculo aberto. No entanto, há detalhes futuristas neste protótipo, a começar pela grelha dianteira que foi substituída por um ecrã com o logótipo da Mercedes e o símbolo da estrela de três pontas. O modelo em questão conta com motores elétricos, com potência a anunciar. As jantes, direção e suspensão têm um aspeto inovador, sendo ainda de destacar os pneus finos com o desenho da estrela.

Por dentro, predominam as linhas simples, igualmente com um toque futurista. Há um volante com um desenho clássico e um relógio de inspiração retro. Destaque ainda para uma pequena mala que serve de porta-bagagens na zona posterior e para os pedais com estrelas da Mercedes. Os comandos e a ornamentação é muito simples (havendo quatro modos de condução à escolha) e os revestimentos em azul remetem para as águas da Côte d’Azur.

Deixe um comentário

*