Porsche e Boeing unem-se para fazer carro voador

Porsche e Boeing assinaram parceria para fazer carro voador View Gallery 2 photos

Da parceria resultará um protótipo que deverá estar operacional em meados da próxima década.

A Porsche e Boeing (gigante do desenvolvimento aeroespacial) assinaram uma parceria com vista ao desenvolvimento de “mobilidade área urbana premium”. Em comunicado, os novos parceiros confirmaram que o objetivo é criar um protótipo de um carro voador nos próximos anos. Apesar de não adiantarem uma janela temporal de quando poderão arrancar esses testes, um estudo da Porsche Consulting levado a cabo em 2018 prevê que este mercado muito específico poderá crescer significativamente a partir de 2025 – pelo que será de prever que o primeiro protótipo esteja operacional por essa altura. O mesmo estudo indica que o transporte aéreo permite não só deslocações mais rápidas como também mais eficientes face aos meios convencionais atuais, a um custo mais baixo e com maior flexibilidade.

O responsável de vendas e de marketing da Porsche, Detlev von Platen, diz que marca está a explorar formas de “aumentar o espectro de fabricante de carros desportivos, de modo a tornar-se numa marca líder em mobilidade premium. A longo prazo, isso poderá implicar mudar para uma terceira forma de viajar”. Para já, conhecem-se apenas dois desenhos do que poderá ser o referido protótipo do carro voador: muito estilizado, surge com asas curtas e duas ponteiras gigantes, ao estilo de um carro superdesportivo, além de uma fuselagem esguia.

A Porsche e a Boeing juntam-se assim a projetos como o Terrafugia TF-X, Pal-V Liberty ou mesmo o carro voador da Google, um mercado com potencial em várias cidades em todo o mundo. Nenhum destes projetos foi ainda materializado por falta de legislação.

Deixe um comentário

*