Novo Skoda Octavia traz versões híbridas

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Mais upmarket, a quarta geração beneficia de um reforço tecnológico e mais espaço a bordo.

A Skoda apresentou o novo Octavia, que estará disponível a partir da próxima primavera no formato liftback e carrinha Combi. Visualmente, o modelo mais representativo em termos de vendas da marca checa (que já conta com mais de seis milhões de unidades comercializadas desde 1996), adota uma frente similar ao Scala e ao Kamiq, com um conjunto de faróis em LED de série (com opção full-LED matrix com 22 díodos) e farolins em LED. A linha de tejadilho assume um formato mais coupé, quer na carrinha quer no liftback, de modo a favorecer a aerodinâmica. O novo Octavia tem 4,69 metros de comprimento em ambos os formatos de carroçaria, o que equivale a mais 19 mm no hatch e 22 mm na carrinha face aos antecessores. Independentemente do formato, o modelo é 15 mm mais largo, alcançando agora os 1829 mm. A distância entre eixos é igual à do modelo anterior: 2686 mm. O crescimento em quase todos os sentidos da gama do pequeno familiar reflete-se também em mais 30 litros de capacidade na mala no caso da carrinha e 10 litros no cinco portas, assim como na habitabilidade em ambos os casos– com mais 78 mm de espaço para joelhos nos lugares posteriores na carrinha e 5 mm no cinco portas. A gama ganha novas cores de carroçaria com opção de aplicações Chrome e Dynamic.

O interior beneficia de um aspeto mais upmarket, com materiais mais suaves ao toque, mas também com luz ambiente de várias cores, opção de bancos Ergo ventilados e com função de massagem, além de mais tecnologia. No tablier sobressai um ecrã tátil de infotainment com 8,25 ou 10 polegadas, com comandos por gestos e uma nova assistente de comandos por voz chamada Laura. A instrumentação base tem um ecrã de 4,2”, contudo, em opção, é possível encomendar o painel de instrumentos Virtual Cockpit com 10,25” e um novo head-up display. O modelo surge com um cartão eSIM embutido que garante conetividade permanente. Tal como sucede com o Scala, o novo Octavia conta com tomadas USB-C. Existe ainda um sistema de carregamento wireless para smartphone. Também em opção surge o novo ar condicionado de três zonas e o vidro acústico. Entre os sistemas de segurança, destaque para o cruise control preditivo e o sistema de proteção de peões e ciclistas. Existem várias opções de suspensão no novo modelo: a de série, uma desportiva com menos 15 mm de altura ao solo, uma com mais 15 mm de altura ao solo mais orientada para “off-road” e outra com amortecimento controlado eletronicamente. O novo Octavia está disponível nos níveis de equipamento Active, Ambition e Style.

Partilhando a renova base MQB com o VW Golf 8, o novo Octavia tem uma gama composta pelo motor 1.0 TSI de três cilindros turbo com 110 cv, 1.5 TSI Evo de quatro cilindros com 150 cv, ambos com opção “mild hybrid” de 48V. No topo da gama a gasolina está um 2.0 TSI Evo de 190 cv associado a uma caixa DGS de sete velocidades. A oferta Diesel cinge-se ao 2.0 TDI de quatro cilindros com versões de 116 cv (apenas com tração dianteira, mas opção DSG), 150 cv (com opção DSG e de tração integral) e 200 cv (sempre DSG e com versões 4×2 e 4×4). A grande novidade é introdução de uma versão híbrida plug-in Octavia iV, com base num 1.4 TSI de 156 cv a funcionar em conjunto com um motor elétrico de 102 cv e caixa DSG de seis, para um total de 204 cv e autonomia em modo elétrico até 55 km. Nesta versão “eletrificada”, a capacidade da mala baixa para 450 litros no hatch e para os 490 litros na carrinha. Por fim, existe uma versão GNC (gás natural) 1.5 TGI com 130 cv, com caixa DSG de seis – igualmente com a bagageira reduzida a 455 litros no cinco portas e a 495 litros na Combi. A caixa de dupla embraiagem de sete velocidades utilizada na nova geração do Octavia conta com uma nova tecnologia “shift-by-wire”. Para 2020, estão previstas as versões Scout e RS.

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