Novo Kia Optima é mais upmarket

Kia Optima View Gallery 10 photos

Berlina coreana assume um formato mais coupé e com linhas mais agressivas.

A Kia acaba de revelar a nova geração do Optima na Coreia, onde estará à venda com nome K5 já em dezembro. A berlina do segmento D deverá chegar à Europa apenas em 2021, mas será virtualmente idêntica ao modelo agora mostrado. A principal novidade é a adoção de um visual mais agressivo e, simultaneamente, mais upmarket, com destaque para uma linha de tejadilho mais coupé – sendo agora mais próximo de um fastback -, adensada por uma linha cromada que começa no pilar A e que se prolonga até à traseira. O modelo coreano conta com um lábio dianteiro pronunciado com um difusor e várias entradas de ar, além dos farolins formados por tira em LED a toda a largura. O spoiler na tampa da mala dá-lhe igualmente um toque mais desportivo. O look mais masculino começa nas cavas das rodas traseiras, sendo complementado pela caraterística grelha “nariz de tigre”, por faróis afilados em LED ligados ao radiador inferior e com luzes diurnas integradas, além de um capot de formato mais musculado.

Por dentro, a partir do sketch agora publicado percebe-se que o novo Optima tem um aspeto moderno e simplificado, com vários ecrãs digitais a concentrarem as funções. Realce para o volante de três raios. Logo atrás, surge um painel de instrumentos digital e há um ecrã panorâmico no topo da consola central virado para o condutor. A consola central é ampla, conta com um botão rotativo, alguns botões e dispõe de um espaço para arrumação. As versões base dispõem de jantes de 16 polegadas, mas há opção até 19”, e existem inúmeras opções de decorações, desde preto brilhante ou cinzento.

O novo Optima é feito com base numa nova plataforma – a mesma do Hyundai Sonata (que não se vende em Portugal) – o que lhe permite ser mais leve, ter rigidez torsional reforçada e um centro de gravidade mais baixo. O novo modelo tem 4905 mm de comprimento, 1860 mm de largura, 1445 mm de altura e 2850 mm de distância entre eixos. Ou seja, é 50 mm mais comprido, 25 mm mais largo, 20 mm mais baixo tem uma distância entre eixos 45 mm superior. No seu mercado de origem, a berlina de quatro portas contará com um motor 1.6 de quatro cilindros turbo a gasolina com 183 cv a funcionar em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades e com um 2.0 de quatro cilindros com 160 cv.

Deixe um comentário

*