Estradas costeiras de sonho

Arrábida

Para quem gosta de carros, a viagem pode ser também ela um atrativo. Destacamos dez estradas costeiras em cenários de sonho em diferentes locais do mundo em que o prazer de conduzir toca o céu.

1)

Estrada: Route de la Turbie

País: Mónaco/França

A estrada de Nice para o Mónaco é avassaladora. Depois de um trajeto em montanha que eleva o prazer de conduzir pelas curvas apertadas que oferece, o cenário do Mediterrâneo que surge perante o olhar corta a respiração. Faça por passar no miradouro da “Cabeça de Cão” (“Tête de Chien”), um rochedo de 550 m, perto da vila de La Turbie.

Curiosidade: foi algures nestas estradas que Grace Kelly perdeu a vida, num acidente de viação, em 1982.

Route-de-la-Turbie
Route de la Turbie

 

2)

Estrada: Chapman’s Peak Drive

País: África do Sul

A estrada Chapman’s Peak Drive é sinuosa, contando com 114 curvas e contracurvas que vão atravessando esta costa rochosa sul africana. A paisagem, sobretudo a partir de Hout Bay e até Noordhoek, é indescritível, pois esses cerca de 9 km de estrada foram construídos quase no limite do penhasco. Ali ao lado é mar! A Mercedes-Benz e a BMW filmaram aqui anúncios seus para televisão.

Curiosidade: não é raro conseguirem avistar-se a partir desta estrada no oceano baleias e golfinhos.

Chapmans Peak Drive
Chapman’s Peak Drive

 

3)

Estrada: Thera – Oia, Santorini

País: Grécia

A ilha grega de Santorini oferece uma estrada costeira encantadora, desde Thera (Fira) até Oia. São cerca de 12 km de estrada que ladeia em muitas zonas com o típico casario branco que os postais tornaram famosos e que garante uma das mais abrangentes vistas para o Mediterrâneo.

Curiosidade: o arquipélago de Santorini é essencialmente o que restou depois de uma gigantesca erupção vulcânica. Diz-se que a erupção de Thera é a fonte da lenda do desaparecimento da Atlântida.

Santorini
Santorini

 

4)

Estrada: Estrada da Arrábida (EN 379-1)

País: Portugal

A estrada entre a Arrábida e Setúbal, na Península de Setúbal, é também um “must drive”, sendo a nossa costa Amalfitana. A estrada, com as suas curvas e contracurvas, convida a conduzir e a paisagem para o estuário do Sado que se revela quando a serra acaba é estrondosa. A EN 379-1 é deslumbrante. Aproveite o miradouro sobre a Arrábida. Deixa-o sem palavras.

Curiosidade: inúmeros construtores de automóveis escolhem a EN 379-1 para fazerem as filmagens promocionais dos seus novos carros. Na EN 379-1 foram filmadas as cenas finais de “007 – Ao Serviço de Sua Majestade” (1969)

Arrábida
Arrábida

 

5)

Estrada: Highway 1, Califórnia

País: EUA

Este troço da Highway 1, de Castroville a Big Sur (Califórnia), é uma estrada à beira do Oceano Pacífico. Passa por zonas sinuosas, de curvas e contracurvas, com a paisagem a ser preenchida por rochedos e enseadas. Esta estrada está cheia de pontos onde é possível parar para observar o mar e tirar belas fotos, daí que a recomendação é percorrer a Highway 1 no sentido descendente, de São Francisco para Los Angeles. Assim, nunca precisará de cruzar a estrada para ver melhor o cenário. Da praia de Carmel, pode-se avistar à direita o golfo de Pebble Beach, palco do conceituado Concours d’Elegance.

Curiosidade: a Bixby Creek Bridge é uma ponte construída em 1932 e tem um vão de 213 metros a uma altura de 79 metros. Faz parte do skyline desta estrada.

Highway 1, Califórnia
Highway 1

 

6)

Estrada: Great Ocean Road

País: Austrália

A Great Ocean Road tem uma extensão de 143 km pela costa sudeste australiana. Obrigatória é mesmo a ligação a partir de Apollo Bay rumo ao estado de Victoria, mais concretamente a Twelve Apostles (Doze Apóstolos), onde se situam as famosas colunas de arenito de 45 metros de altura (estilo as formações rochosas da Praia da Rocha, no Algarve) que despontam do Oceano Antártico no Parque Nacional de Port Campbell, perto da cidade de Melbourne.

Curiosidade: das iniciais colunas dos “Doze Apóstolos” (nome dado em 1920 para fins turísticos), hoje restam apenas oito, fruto da erosão dos elementos.

Great Ocean Road
Great Ocean Road

 

7)

Estrada: De Zumaia a Zarautz pela N-634

País: Espanha

A N-634 leva o viajante ao País Basco até praias muito procuradas por surfistas. O percurso feito entre as localidades de Zumaia e Zarautz tem paisagens impressionantes, com a montanha a desembocar em portos de abrigo para embarcações que naveguem no azul do Golfo de Biscaia. Este trecho de asfalto tem 12 km e 22 curvas com grandes diferenças de altitude que apelam á condução

Curiosidade: A rainha Isabel II de Espanha (1830-1904) elegeu Zarautz como a sua residência de verão.

De Zumaia a Zarautz pela N-634
Zarautz

 

8)

Estrada: Estrada da costa de Amalfi

País: Itália

Se procura vistas de bilhetes postais com praias sem paralelo servidas por um caminho de incríveis sensações e vilas construídas quase à beira das escarpas, o trajeto da costa de Amalfi enche-lhe as medidas. Situada a sul de Nápoles, a estrada que une Vietri sul Mare a Punta Campanella, está classificada com a nomenclatura SS163 (de Strada Statale 163). A via Amalfitana é uma estrada assente numa montanha (a Lattari) que contorna a linha de costa para servir ao condutor uma vista sobre um mar azulíssimo, do mar Tirreno.

Curiosidade: A Costa Amalfitana (Costiera Amalfitana em italiano) localiza-se na Província de Salerno, na região da Campania, em Itália., sendo, desde 1997, Património Mundial da Humanidade.

Amalfi
Amalfi

 

9)

Estrada: Ring of Kerry

País: Irlanda

A estrada Ring of Kerry (estradas N70 e N72), da costa ocidental da Irlanda, é muito pitoresca. Completa uma espécie de círculo à volta da península que se percorre em cerca de três horas e meia. Porém, o percurso que aconselhamos é o que vai desde Tahilla até Killorglin que o levará a ver vales, lagoas, castelos, mar e muito verde a vegetação que delimita a estrada como se um muro se tratasse. Não se esqueça que aqui se conduz do lado esquerdo da estrada!

Curiosidade: estando na Irlanda e se é fã de Star Wars é obrigatório apanhar o barco para o arquipélago Skellig Michael, ao pé do condado de Kerry. As ilhas estão abertas a turistas entre meados de maio e outubro. Há cenas de “Star Wars” (Episódio VII – O Despertar da Força e Episódio VIII — Os Últimos Jedi) aqui rodadas.

Ring of Kerry
Ring of Kerry

 

10)

Estrada: Marginal e EN247

País: Portugal

O trajeto que lhe propomos é o de apanhar a Estrada Nacional 247 para que possa ir de Sintra/Colares ao Guincho, usufruindo do ziguezaguear das curvas e de belas panorâmicas, e daí até à Boca do Inferno. Depois, tome a EN6 (a “marginal”) até Lisboa. É um passeio único numa das mais icónicas vias costeiras de Portugal.

Curiosidade: se na Arrábida foram feitas as filmagens das cenas finais de “007 – Ao Serviço de Sua Majestade” (1969), na Praia do Guincho foi rodada a sequência inicial dessa mesma fita.

Guincho
Guincho

(foto: Manuel Portugal)

Deixe uma resposta

*