Primeiro exemplar do novo Stratos vai a leilão

Novo Stratos View Gallery 16 photos

O modelo construído pela Manifattura Automobili Torino (MAT) é feito com base no Ferrari F430 Scuderia.

Existem automóveis que adquirem um estatuto de lenda e acabam por perdurar na memória de qualquer “petrolhead”, o Lancia Stratos é um deles. Construído em 1972 pela marca com sede em Turim, o Stratos foi o primeiro automóvel concebido propositadamente para participar no campeonato do mundo de ralis. Utilizando um motor V6 proveniente de um Ferrari Dino, o modelo foi muito bem-sucedido na categoria chegando mesmo a alcançar a vitória no campeonato por três anos consecutivos, entre 1974 e 1976.

Aproximadamente três décadas após o lançamento do veículo, Chris Hrabalek, filho de um colecionador do modelo original, decidiu criar uma versão moderna do Stratos. A ideia conquistou muitos seguidores, entre eles Michael Stoschek, um milionário alemão com um negócio de peças de automóveis. Unindo os seus esforços, o projeto foi sendo desenvolvido até que, em 2010, foi apresentado o primeiro protótipo com base num Ferrari F430 Scuderia. Quando se preparavam para produzir 25 exemplares, a Ferrari impôs entraves no fornecimento de peças e o projeto foi posto de parte até 2018, o ano em que a Manifattura Automobili Torino (MAT) o decidiu ressuscitar. Os felizes proprietários deste novo Stratos teriam de desembolsar 550 mil euros e oferecer à MAT um exemplar do Ferrari F430 Scuderia para doar peças. A verdade é que os 25 exemplares foram mesmo produzidos e contavam com o motor V8 de 4,3 litros do F430 Scuderia que, graças a um sistema de escape revisto e a umas alterações no sistema eletrónico, passava a debitar 550 cv de potência. Já o chassis inteiramente em fibra de carbono foi modificado para ser 20 cm mais curto e 50 kg mais leve.

A primeira unidade fabricada deste novo Stratos, produzida numa versão que faz referência ao icónico esquema de pintura da competição, vai agora a leilão. O evento será organizado pela Bonhams e que terá lugar em Paris (França), no próximo dia 6 de fevereiro. Segundo estimativas da leiloeira, este modelo poderá valer entre 700 mil euros e 900 mil euros.

Deixe um comentário

*