Mercedes Classe S elétrico estreia no fim do ano

Mercedes-Benz EQS View Gallery 4 photos

EQS terá mais de 400 cv e autonomia até 500 km.

A Mercedes-Benz parece que lhe tomou o gosto em mostrar fotos oficiais de carros camuflados. Desta vez, revelou a versão de produção do EQS juntamente com o protótipo que lhe serve de inspiração o Vision EQS Concept, revelado em setembro passado no Salão de Frankfurt. Apesar de a silhueta de ambos parecer ser relativamente aproximada, a versão é que o modelo de produção aparenta não ser tão baixo (o que se deverá refletir em mais espaço em altura nos ocupantes dos lugares posteriores) e surge com jantes visivelmente mais pequenas. A traseira também tem um formato mais quadrado, face ao protótipo, provavelmente de forma a ter espaço para arrumar as baterias. Por fim, o EQS final surge com espelhos retrovisores de formato convencional e um pilar B normal. Felizmente, este Classe S elétrico parece manter a frente arredondada e a traseira com uma linha de tejadilho de inclinação coupé. Para muita pena dos fãs do protótipo, o modelo final deverá trocar os faróis com 940 LED individuais por um conjunto mais convencional.

O EQS fará a sua estreia no final deste ano. Será o primeiro modelo feito com base numa nova plataforma exclusivamente dedicada a elétricos, conhecida internamente como MEA2 – já que a MEA1 está no SUV EQC, que deriva da MHA do GLC e do GLE. No caso desta nova MEA2, permite ter menos “hardware” face a uma base normalmente disponível num modelo com motor a combustão. No caso concreto do EQS será possível, portanto, aumentar a habitabilidade. O interior deverá seguir muito do que é o facelift do Classe S, com um painel de instrumentos flutuante e um ecrã de infotainment tipo tablet.

A Autocar avança que o sistema propulsor do EQS será formado por dois motores elétricos (um por cada eixo, o que lhe permitirá ter tração integral) com um débito total 406 cv, alimentado por uma bateria de iões de lítio com 90 kWh de capacidade. A autonomia deverá oscilar entre 400 e 500 km.

Deixe um comentário

*