Aston Martin prepara motor V6 híbrido para substituir V8 AMG

Aston Martin Valhalla

Primeiro motor com configuração de seis cilindros em “V” da marca britânica estreará no Valhalla.

A Aston Martin prepara-se para substituir o atual motor V8 4.0 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG por um novo motor V6 híbrido. Em entrevista à Car and Driver, o CEO da marca britânica, Andy Palmer, avança que o motor AMG, atualmente disponível no Vantage, no DB11 e no novo SUV DBX, com 510 e 551 cv, terá um substituto V6 3.0 híbrido desenvolvido internamente, feito a partir do atual V12 5.2 biturbo.

A primeira utilização deste motor “downsized” será o hipercarro Valhalla, cujas primeiras entregas estão previstas para o início de 2022. O V6 3.0 híbrido também está apontado ao supercarro Vanquish, a lançar nos próximos anos. A utilização de motores híbridos permitirá reduzir as emissões de CO2 do construtor britânico, que prevê entrar num novo ciclo de recuperação financeira, após o investimento do milionário canadiano Lawrence Stroll (dono da equipa de F1 Racing Point). Além do regresso à competição na qualidade de equipa da fábrica, o plano a médio prazo aponta para o ressurgimento da Lagonda com estatuto de submarca de luxo.

Este é o primeiro seis cilindros em “V” da Aston Martin, que já teve motores de seis cilindros em linha no passado. O último foi o seis em linha 3.2 utilizado no DB7 na década de 1990.

Deixe um comentário

*