PSA anuncia encerramento de todas as fábricas na Europa

Estes são os três modelos produzidos pela PSA em Mangualde

Fábrica de Mangualde vai fechar amanhã, devido à aceleração do número de casos de Covid-19.

O grupo PSA (que inclui as marcas Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall) decidiu suspender a produção de todas as suas fábricas na Europa esta semana devido ao coronavírus. Em causa estão 15 fábricas, sendo que já ontem encerraram as unidades em França (Mulhouse) e Espanha (Madrid). Hoje está previsto que sejam encerradas mais fábricas em França (Poissy, Rennes e Sochaux), Espanha (Saragoça), Alemanha (Eisenhach e Russelsheim), Reino Unido (Ellesmere Port) e Polónia (Gliwice). Amanhã encerrarão mais fábricas em França (Hordain), Espanha (Vigo) e em Portugal (a fábrica de Mangualde, onde são produzidos os modelos Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo). Na quinta-feira está agendado o fechar de portas de outra fábrica no Reino Unido (Luton) e outra na Eslováquia (Trnava). Para já, a PSA ainda não sabe quando será possível reabrir as suas fábricas.

Ontem também outros construtores engrossaram a lista de fábricas encerradas, nomeadamente, a Renault, FCA, Ferrari, Lamborghini, Ford e grupo VW. No caso da Renault, foram fechadas 12 fábricas no seu país de origem, o que obriga 18 mil trabalhadores a ficarem em casa. O fabricante francês também anunciou o encerramento das fábricas de Palencia e Valladolid, devido à falta de componente.

O grupo VW suspendeu a atividade na fábrica de Bratislava (Eslováquia) onde produz modelos da VW, Porsche, Audi, Skoda, Seat e componentes para a Bentley. Já ontem a foi anunciado que a Autoeuropa foi alvo de uma redução de 16% da produção devido ao coronavírus.

Deixe um comentário

*