Lamborghini V12 para pista estreia no verão

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Modelo de 830 cv baseado no Aventador foi desenvolvido pela Squadra Corse e poderá correr em Le Mans.

A Lamborghini libertou mais um vídeo teaser de um novo hipercarro exclusivo para pista que tem estreia agendada para o próximo verão. Este modelo foi desenvolvido pela Squadra Corse, a divisão desportiva da marca de Sant’Agata Bolognese. Espera-se que este seja o Lamborghini mais potente de sempre, com um motor V12 6.5 naturalmente aspirado a debitar 830 cv (mais 60 cv face ao atual expoente máximo Aventador SVJ), distribuídos pelas quatro rodas através de uma caixa sequencial de seis velocidades e com um diferencial autoblocante mecânico. Feito com base num chassis em fibra de carbono, este hipercarro contará ainda com uma estrutura dianteira em alumínio e um arco de segurança em aço que protege o motor. A Lamborghini diz ainda que a caixa de velocidades está ligada mecanicamente através de braços ao sistema de suspensão, o que aumenta a rigidez torsional.

Este modelo manterá as portas com abertura em tesoura e pelas imagens teaser divulgadas até ao momento é possível descortinar uma asa traseira em carbono de grandes dimensões, entrada de ar no tejadilho, duas entradas na dianteira e um difusor de formato agressivo. O modelo em causa, que poderá receber a designação SVR (e ser um equivalente às criações de produção ultra-limitada FXX da Ferrari), deverá ser baseado no Aventador e seguir as pisadas do ousado “one-off” SC18, homologado para uso em estrada. O vídeo mostra que esta nova criação da Squadra Corse já se encontra a testar em pista. Aliás, o primeiro “shakedown” ocorreu há algumas semanas, ainda antes do encerramento da fábrica devido à pandemia do coronavírus.

Este novo modelo de pista surgirá numa altura em que ainda subsistem os rumores de a Lamborghini poder vir a disputar as 24h de Le Mans em 2021 na nova categoria de hipercarros – cenário admitido pelo patrão da marca italiana, Stefano Domenicali, em entrevista à Autocar no ano passado. Contudo, para que isso aconteça, à luz das regras, terá de ser desenvolvida uma versão de estrada com uma produção de 20 unidades durante um período de dois anos.

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