Primeiro VW Golf de competição vai a leilão

Primeiro VW Golf de competição View Gallery 8 photos

Modelo que esteve 45 anos na posse da mesma família foi recentemente restaurado.

O Volkswagen Golf é um dos modelos mais importantes na história da indústria automóvel. Apresentado em 1974, coube ao Golf a difícil tarefa de substituir um dos veículos mais icónicos de sempre, o Beetle. A verdade é o que o modelo não desiludiu e já conta com 35 milhões de unidades vendidas, agora que entrou na oitava geração. Ainda assim, o facto mais curioso, é que, logo após o seu lançamento, foi lançada uma versão de competição.

Essa versão, desenvolvida por Rolf Nothelle na Bélgica, utilizava um motor de quatro cilindros 1.6 que produzia 164 cv de potência. A sua capacidade foi de imediato comprovada quando o modelo se estreou no Grande Prémio de Hockenheimring e venceu a prova com Bernd Lilier ao volante. Mais tarde, foram instaladas umas jantes BBS, uma suspensão Uniball e o motor foi substituído por um 1.8 com carburadores Weber e 177 cv de potência.

Ao longo de todos estes anos, este Golf Mk1 de competição foi mantido pela família Nothelle. Em 2011, o construtor com sede em Wolfsburgo tomou conhecimento da situação e pediu à família que o restaurasse. O processo foi consumado em 2012 e, desde então, o modelo tem sido apresentado ao público em diversas ocasiões. Apesar da sua ligação à família, foi agora proposto a leilão num evento que será organizado pela RM Sotheby’s a 27 de junho. O seu preço está disponível apenas sob consulta.

Deixe um comentário

*