Resolvido mistério do Mustang de motor central

Ford Mustang de motor central de 1966 View Gallery 6 photos

A Ford esteve cinco anos à procura de uma explicação acerca deste um veículo experimental.

O Ford Mustang é internacionalmente reconhecido como um dos grandes símbolos da indústria automóvel norte-americana. Esse estatuto foi adquirido graças ao sucesso comercial que o desportivo alcançou e porque acabou por gerar um novo segmento de veículos “made in USA”: os “pony cars”. Até aos dias de hoje, os construtores ainda fabricam modelos desportivos acessíveis com um formato semelhante ao Mustang original. Mas a verdade é que a história poderia ter sido diferente, e este veículo é a prova disso.

Há cerca de cinco anos, o departamento de arquivos da Ford encontrou uma fotografia de um veículo mistério com o motor colocado em posição central. Desde aí, o construtor de Dearborn tem procurado desvendar a história por detrás desse protótipo, que foi fotografado no estúdio de design em maio de 1966. Ao longo destes anos, Dean Weber, o antigo responsável pelos arquivos da Ford, tem contactado diversos entusiastas à procura de uma resposta, mas sem sucesso… Até agora!

Graças a um colaborador do blogue Jalopnik, foi descoberto que o protótipo serviu como um estudo para o que viria a ser o veículo conceptual “Mustang Mach II”. Apesar de algumas semelhanças entre as fotografias do “esqueleto” e o concept original do Mach II, os especialistas e antigos trabalhadores chegaram a um consenso de que o veículo nas fotografias foi verdadeiramente uma parte integrante desse projeto. É caso para dizer que o mistério ficou definitivamente resolvido.

Quanto ao seu resultado final, o Mach II, é um concept relativamente desconhecido que serviu como um estudo para o que seria um Mustang com o motor colocado em posição central. A Ford apresentou o modelo em 1967, mas a ideia de produzir um desportivo acessível de motor central acabou por não se concretizar e o projeto caiu no esquecimento… Ainda assim, a verdade é que este modelo continha o potencial de mudar o curso da história.

Em jeito de curiosidade, só em 2005, com o lançamento do Ford GT, foi concretizada a ideia de fabricar um modelo de produção com o motor em posição central.

Deixe uma resposta

*