VW estreia Nivus, o novo T-Cross Coupé

VW Nivus View Gallery 25 photos

SUV do segmento B chegará à Europa no início de 2022 com o nome T-Sport.

A Volkswagen apresentou hoje o primeiro modelo mundial de produção brasileira, o Nivus. Feito com base na versão mais curta da plataforma MQB, a A0, é uma versão coupé do SUV do segmento B, o T-Cross. Produzido em Anchieta, o Nivus começará por ser lançado no mercado brasileiro – onde estará disponível já a partir do segundo semestre deste ano. Seguir-se-á ainda este ano o mercado argentino e em 2021 os restantes países da América do Sul. Contudo, a partir de meados do próximo ano, o Nivus passará também a ser produzido em Pamplona (Espanha) na mesma fábrica do VW Polo e do T-Cross. O SUV de formato coupé deverá estar em comercialização no início de 2022 na Europa, onde receberá a designação T-Sport.

Este modelo difere do T-Cross na linha de tejadilho mais pronunciada pelo pilar C mais inclinado. Apesar do visual mais desportivo, o novo SUV foi apresentado com barras no tejadilho. Esteticamente, o Nivus conta com uma grelha estilizada, luzes de nevoeiro verticais com iluminação em curva a contrastarem com os faróis em full-LED na horizontal, farolins em LED com uma barra em preto a interliga-los. Toda a base da carroçaria recebe proteções em plástico preto. Com 4266 mm de comprimento, o Nivus é maior do que o “português” T-Roc, que começa nos 4234 mm; tem 1757 mm de largura, 1493 mm de altura e 2566 mm de distância entre eixos. A bagageira anuncia 415 litros de capacidade.

Este modelo de cinco lugares é proposto no mercado local com o motor 1.0 de três cilindros turbo TSI Flex com 116 cv a gasolina e 128 cv a Etanol, sempre em associação com uma caixa automática de seis velocidades, com modo Sport e patilhas no volante. Só existem à disposição versões de tração dianteira.

As primeiras imagens do interior, mostram que o Nivus dispõe de um ecrã central de 10 polegadas a concentrar a maioria das operações, incluindo uma nova função de conetividade VW Play e compatibilidade com os sistemas Apple Carplay e Android Auto. O volante multifunções tem três raios e aplicações cromadas. Em frente ao condutor está o mesmo painel de instrumentos digital Active Info Display de 10,25 polegadas do Golf 8.

Entre o equipamento, o modelo dispõe de câmara de auxílio ao estacionamento, assistente em subidas, sistema de travagem autónoma de emergência, sistema pós-colisão e cruise control adaptativo. O sistema de som Beats com amplificador e subwoofer fazem parte dos opcionais.

Deixe um comentário

*