Marca de luxo francesa Facel Vega prepara regresso

Facel Vega View Gallery 13 photos

Depois de 56 anos de paragem, emblema parisiense poderá volta à atividade com um coupé de motor V8.

A Facel produziu carros desportivos de luxo entre 1954 e 1964, alguns deles com um motor V8 de origem Chrysler. Contudo, foi um modelo de acesso com motor de quatro cilindros de fabrico próprio que acabou por delapidar a empresa sediada em Paris, devido aos inúmeros defeitos. Ainda hoje, 56 anos após o seu desaparecimento, há ainda quem recorde a Facel como concorrente de propostas da Rolls-Royce e de outros fabricantes de luxo. A grande novidade é que uma conta do Instagram chamada Facel Vega Paris publicou imagens de um novo modelo chamado Facel V, que visualmente é uma reinterpretação dos seus modelos clássicos. Em causa está um coupé com uma grelha enorme com dois pares de faróis colocados na vertical, separados por uma tira horizontal, a ladeá-la. Isto contrasta com as superfícies mais suaves que proliferam pelo carro, que tem no pilar C de formato afilado outro elemento disruptivo. Os farolins traseiros também estão alinhados na vertical, tendo pelo meio um entalhe com uma tampa da bagageira de grandes dimensões. Destaque ainda para as jantes sobredimensionadas, espelhos esguios e carroçaria bicolor.

Um configurador (que, alegadamente, terá sido colocado online de forma acidental – e que já foi, entretanto, retirado) adianta que o novo coupé de luxo contará com um motor V8 6.0. Estão previstas duas versões deste motor: uma com 517 cv e 609 Nm que permite 0-100 km/h em 3,7 segundos e outra com 558 cv e 684 Nm que anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos. Entre o equipamento, destaque para o sistema de travões carbocerâmicos.

O interior deste Facel V também nos brinda com detalhes invulgares. Atrás do volante não parece haver um painel de instrumentos convencional. Aparentemente, quase todas as funções devem ficar concentradas no ecrã central posicionado num painel de madeira, dispensando botões no habitáculo. Os bancos de formato peculiar aparentam ter muito apoio lateral.

Esta não é a primeira vez que a Facel Vega tenta um regresso à atividade. Já em 2012 tinha apresentado o Facel Veja Concept, um coupé de duas portas com capacidade para transportar quatro ocupantes. Da escassa informação divulgada na época, chegou-se a equacionar que o seu motor seria um Hemi V8 da Chrysler.

Deixe um comentário

*