Este BMW M3 E30 de 1988 vale mesmo 216 mil euros?

BMW M3 E30 View Gallery 12 photos

O valor agora pago num leilão nos EUA é revelador que a paixão pela primeira geração do desportivo bávaro está a tomar proporções desmesuradas.

A primeira geração do BMW M3, a E30, é das mais elogiadas pelos “bimmers” e um exemplar em bom estado pode hoje rondar os 80 mil euros. Claro que há versões especiais como o Sport Evolution ou mesmo o Johnny Cecotto que facilmente superam a barreira dos 100 mil. Um dos exemplares mais badalados dos últimos tempos foi o M3 E30 da coleção do malogrado ator Paul Walker que vou arrematado em leilão no Ebay por mais de 129 mil euros. Mas, a febre em torno do primeiro M3 parece estar a descontrolar-se, pelo menos a julgar pelo exemplar que foi agora arrematado através da plataforma de leilões norte-americana “Bring a Trailer” por 250 mil dólares (216 mil euros)! O gráfico na última imagem mostra bem a desproporção de valores face aos preços que costumam ser praticados com um M3… Então como se justifica?

Como é fácil perceber, este exemplar de 1988 está em bom estado (nunca tendo sofrido nenhum acidente, de acordo com a leiloeira) e tem apenas 12.900 km registados no odómetro. Mas, mesmo assim, trata-se de apenas um M3 E30 convencional, estando longe de assumir um estatuto de “Santo Graal” dos M3. O interior em couro bege também está em excelente condição e até a parte inferior está bem preservada. O historial do carro está bem documentado: depois do seu primeiro dono, que vivia na Califórnia (EUA), ter falecido em meados da década de 1990, o M3 foi mantido na garagem da família, que raramente o utilizou. Em 2010, o carro foi vendido para o seu último dono, residente no Missouri. Em abril deste ano o carro foi alvo de uma revisão profunda. Em termos de equipamento, este M3 recebeu de fábrica os spoilers do Sport Evolution na dianteira e na traseira, vidros elétricos, cruise control, rádio com leitor de cassetes e ar condicionado. O E30 vem acompanhado com oito pneus, incluindo os clássicos Dunlop Direzza com raios cruzados e 15 polegadas e uns Goodyear Eagle. Este M3 E30 vem equipado com um motor 2.3 S14 de quatro cilindros em linha com 195 cv e 230 Nm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades da Getrag e um diferencial autoblocante no eixo traseiro. Com 1,2 toneladas, anuncia 0-100 km/h em 7,8 segundos e uma velocidade máxima de 237 km/h.

As dúvidas em relação ao valor do carro deram azo a várias teorias da conspiração por essa internet a fora: terá sido um comprador incauto, que se apaixonou e perdeu o amor ao dinheiro ou desconhecia o valor real do carro? Será que o primeiro dono do carro era alguém muito conhecido? Ou pior, será que o carro foi mesmo adquirido pelo valor referido?

https://www.youtube.com/watch?v=kS4vkbXkW7M&feature=emb_title

Deixe um comentário

*