Porsche gasta 33 mil euros em restauro de 944 S2

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Especialmente raro, esta versão do coupé tinha o motor de quatro cilindros mais potente em modelos de passageiros, com 211 cv.

Depois de alguns anos sem atingir a relevância de outros modelos da Porsche, os preços dos 944 começam finalmente a subir, sobretudo as unidades mais próximas do final do ciclo de produção. Atenta a esse fenómeno, a divisão Porsche Klassik resolveu restaurar um exemplar especial de um 944 S2 de 1991. Em vez de revestimentos em couro, o 944 S2 tinha bancos em tecido – algo raro neste tipo de modelos -, mas também um rádio Blaupunkt com um equalizador à parte, um telefone e até airbags. A opção M030 consistia ainda na utilização de amortecedores da Koni em ambos os eixos.

Para começar, a divisão de clássicos da Porsche pagou 18.500 euros pelo carro equipado com o motor 3.0 de quatro cilindros atmosférico de colocação dianteira responsável pelo débito de 211 cv e 280 Nm às 4100 rpm – na altura, o quatro cilindros mais potente a ser utilizado num modelo de passageiros -, que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 240 km/h e cumprir 0-100 km/h em 6,8 segundos. O passo seguinte foi repintar o carro por completo na cor original Cobalt Blue Metallic – que implicou desmontar as portas – e substituir todas as borrachas dos vidros. No interior, a Porsche Klassik recorreu aos tecidos originais para forrar os bancos e aproveitou para substituir a espuma. A juntar a isso, o volante ganhou também um novo revestimento. A nível mecânico não foram operadas grandes modificações. Se excetuarmos a mudança de óleo e a inclusão de novos pneus Continental, apenas foi sido substituído o compressor do ar condicionado e recarregado o refrigerante, e um novo forro em couro no punho da caixa manual de cinco velocidades.

A marca alemã diz que, entre a compra do carro e o restauro, gastou 33 mil euros na operação para deixar o 944 S2 no estado praticamente imaculado que é possível ver nas imagens.

O 944 esteve em produção entre 1982 e 1991, tendo sido feitas 14 mil unidades. Era um modelo de tração traseira feito com base no 924 que tinha versões coupé e cabriolet, tendo contando ao longo do seu ciclo de produção com motores turbo e atmosféricos. A variante S2 foi lançada em 1989, e tinha como referência o mais potente 944 Turbo (que teve versões de 220 e 250 cv debitados de um motor 2.5 de quatro cilindros turbo e 16 válvulas), incluindo uma carroçaria reforçada, difusor traseiro e (anos mais tarde) um spoiler traseiro. Também encaixava jantes de 16 polegadas de série.

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