Novo Lancia Ypsilon será feito com base no Peugeot 208

Render do novo Lancia Ypsilon

Prevista para 2022, a próxima geração do utilitário mudará radicalmente de aspeto.

Estamos em pleno processo de fusão entre a PSA e a FCA, mas os planos para o reajuste de algumas das marcas de ambos os conglomerados já vão sendo conhecidos. A Lancia atualmente está circunscrita ao mercado italiano e ao já “velhinho” Ypsilon, que apesar de ter recebido um novo motor “mild hybrid” (o mesmo da dupla Fiat 500 e Panda) leva quase dez anos de idade na atual geração – mas que ainda assim lhe vale o segundo lugar do top de vendas (só superado pelo Panda) no mercado transalpino, sendo que 2019 foi o melhor ano de vendas desde 2011. Agora, a Stellantis quer dar novo fôlego ao emblema histórico italiano. Para já, fala-se de um novo SUV do segmento B com base PSA para 2023. Mas, os relatos mais recentes vindos de Itália, dão conta que o Ypsilon vai ter uma nova geração a lançar em 2022.

A Motorbox consegue ser mais concreta e diz que o novo Ypsilon será feito com base CMP, a mesma do Peugeot 208, Opel Corsa e Citroën C3, o que lhe permitirá receber novos materiais, um novo sistema de infotainment e acima de tudo a “eletrificação”. Mas as mudanças no utilitário italiano não se ficarão por aqui, estando prevista uma autêntica revolução em termos de design face ao modelo atual (que partilha a sua base com o Fiat 500). O render assinado por Andrea Bonamore dá pistas acerca do que poderá ser o novo modelo, sendo possível ver as proporções similares às dos novos “irmãos” da PSA, mas com elementos estilísticos tipicamente Lancia.

Curiosamente, não obstante todas estas alterações, o Ypsilon continuará a ser produzido na fábrica de Tychy (na Polónia), tal como acontece com o modelo atual. Nesta fábrica é também produzido o Fiat 500 térmico.

Esta notícia coincide com a confirmação oficial da FCA ter cancelado o programa para a elaboração de uma plataforma própria para modelos do segmento B.

Além do Ypsilon, a FCA deverá utilizar esta plataforma CMP para um substituto do Fiat Punto, assim como para o 500 XL, um SUV do segmento B que substituirá de uma só vez o 500L e o 500X. A Alfa Romeo deverá utilizar esta base para fazer um mini-SUV abaixo do Tonale e o mesmo se diz em relação à Jeep que se espera poder avançar com um modelo do segmento B abaixo do Renegade a partir desta base francesa.