Spyker regressa em 2021 com capital russo

Spyker C8 Preliator Concept

Marca holandesa prevê nova gama com dois supercarros e um SUV.

O Spyker Group o regresso à atividade já no próximo ano por via de uma parceria com os russos da BR Engineering e SMP Racing, ligados ao desporto automóvel, cujo dono é o oligarca russo Boris Rotenberg, e com a firma de design e de marketing Milan Morady, que pertence a Michail Pessis, um sócio de Rotenberg. A marca holandesa promete para já uma gama formada por dois supercarros, o C8 Preliator (na imagem o concept de 2017), que será a primeira aposta, o B6 Venator (cujo protótipo foi apresentado em 2013), e um SUV híbrido de alto desempenho, o D8 Peking-to-Paris (baseado no D12 concept). O C8 Preliator será um supercarro para concorrer com a Aston Martin com motor V8 5.0 naturalmente aspirado de origem Koenigsegg. O concept anunciava 0-100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 323 km/h.

A Spyker confirmou que terá um departamento de após-venda e uma nova fábrica na Alemanha. No próximo ano, será inaugurado um concessionário no Mónaco, e depois vários no resto do mundo. A Spyker pretende também regressar ao desporto motorizado internacional ao mais alto nível – recuperando a equipa Spyker F1 criada em 2006 que durou apenas um ano antes de ser vendida e mudado de nome para Force India.

Recorde-se que a Spyker (que até hoje produziu apenas 265 carros desde a sua criação em 1999) debateu-se com dificuldades financeiras, que levariam à bancarrota, depois de ter comprado a Saab à GM em 2010. Em 2015 ainda voltou à atividade, mas mantiveram-se os problemas de liquidez para investir no desenvolvimento de novos produtos.

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