Nova família Dacia Sandero estará disponível a gasolina e GPL

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Melhor equipada, a nova geração do utilitário chegará no início de 2021 na versão hatch e “radical” Stepway.

A Dacia mostrou as primeiras imagens da terceira geração da gama Sandero início do mês e agora confirmou as suas caraterísticas técnicas. Além da evolução estética, o Sandero hatch e o Sandero Stepway, cujas primeiras unidades estarão disponíveis para entrega em fevereiro do próximo ano, foram alvo de um substancial incremento tecnológico, além de ganharem novos motores. O três volumes Logan não será comercializado em Portugal.

Para começar, os dois modelos são feitos com base numa versão “low cost” da plataforma da aliança Renault-Nissan, a CMF-B, partilhada com o Renault Clio e Captur e com os Nissan Micra e Juke. As dimensões face ao Sandero da geração anterior não sofreram praticamente alterações, sendo o tejilho apenas 1 cm mais baixo. A altura ao solo mantem-se nos 133 mm no Sandero normal e em 174 mm no Stepway. A mala mantem também os 328 litros de capacidade no Stepway. Realce ainda para o facto de os faróis em LED de série serem 37% mais brilhantes do que antes.

Como tal, a oferta de motores não surpreende face aos restantes “irmãos” da aliança, com os novos Sandero a estarem disponíveis com motores “mil” de três cilindros: o SCe atmosférico de 65 cv acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades e o 1.0 turbo de 90 cv que pode ser unido a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma nova CVT, a que se junta no topo outra versão TCe turbo de 100 cv bifuel GPL.

Por dentro, há três opções para o sistema de infotainment. A solução mais barata é utilizar o smartphone como sistema de multimédia independente, a intermédia é um sistema com ecrã de 3,5 polegadas, sendo que a alternativa disponível nas versões mais equipadas é um ecrã tátil de oito polegadas, com quatro colunas e compatível com Android Auto e Apple Carplay. Entre a tecnologia disponível de fábrica, destaque para o aviso de ângulo morto, assistente em subidas e travagem de emergência entre 7 e 170 km/h. Já em opção é possível acrescentar a câmara de auxílio ao estacionamento, sensores de estacionamento, teto de abrir elétrico e bancos aquecidos.

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