Protótipo da Lexus mistura um SUV com um carro de ralis

Lexus LX J201 Concept View Gallery 19 photos

Modelo “aventureiro” LX J201 vem munido de um motor V8 com compressor que chega aos 550 cv.

Atualmente na terceira geração, o Lexus LX (um “irmão” do Toyota Land Cruiser que não se comercializa entre nós) não é a escolha mais óbvia para aventuras ao estilo “overlanding”. Mas a Lexus resolveu arregaçar as mangas e em colaboração com a Expedition Overland desenvolveu o protótipo J201, que competirá no Rebelle Rally, uma prova aberta exclusivamente a mulheres, com 10 dias de duração que arrancará depois de amanhã, 8 de outubro.

Feito com base num luxuoso LX 570, este modelo surge equipado com um motor V8 5.7 que graças a um compressor da Magnuson chega aos 550 cv (mais 167 cv do que o modelo de fábrica), associado a uma caixa automática. Mas este concept vai bem mais longe e torna-se num verdadeiro explorador de todo o terreno. Destaque para o snorkel TJM Airtec do lado do passageiro, diferencias modificados, semi-eixos reforçados Nitro na dianteira e kit de bloqueio ARB no eixo posterior. A Icon Vehicle Dynamics contribuiu para as atualizações da suspensão. Em condução normal, a altura ao solo é 5 cm mais elevada na dianteira e 2,5 cm na traseira. Na sua posição mais elevada este LX é 12,2 cm mais alto à frente e 10,4 cm atrás. O J201 Concept está equipado com jantes de 17 polegadas e pneus General Grabber X3, acompanhados por discos perfurados StopTech em ambos os eixos.

Com vista a reforçar o aspeto “radical” deste SUV, a Expedition Overland incluiu um para-choques mais agressivo que inclui um guincho Warn e uma barra luminosa. Existem placas protetoras na dianteira, na caixa de redutoras e no depósito de combustível, assim como soleiras. Atrás, destaque para o compartimento para o pneu suplente e zona de transporte de bidões com 19 litros. Existe também uma escada para facilitar o acesso ao tejadilho. Ao abrir o portão traseiro, existe um móvel com gavetas, mas também uma cama para o cão e bebedouros, assim como uma mala de viagem Zero Halliburton. No interior, há um compressor para encher os pneus.

Deixe um comentário

*