Modelo “aventureiro” LX J201 vem munido de um motor V8 com compressor que chega aos 550 cv.
Atualmente na terceira geração, o Lexus LX (um “irmão” do Toyota Land Cruiser que não se comercializa entre nós) não é a escolha mais óbvia para aventuras ao estilo “overlanding”. Mas a Lexus resolveu arregaçar as mangas e em colaboração com a Expedition Overland desenvolveu o protótipo J201, que competirá no Rebelle Rally, uma prova aberta exclusivamente a mulheres, com 10 dias de duração que arrancará depois de amanhã, 8 de outubro.
Feito com base num luxuoso LX 570, este modelo surge equipado com um motor V8 5.7 que graças a um compressor da Magnuson chega aos 550 cv (mais 167 cv do que o modelo de fábrica), associado a uma caixa automática. Mas este concept vai bem mais longe e torna-se num verdadeiro explorador de todo o terreno. Destaque para o snorkel TJM Airtec do lado do passageiro, diferencias modificados, semi-eixos reforçados Nitro na dianteira e kit de bloqueio ARB no eixo posterior. A Icon Vehicle Dynamics contribuiu para as atualizações da suspensão. Em condução normal, a altura ao solo é 5 cm mais elevada na dianteira e 2,5 cm na traseira. Na sua posição mais elevada este LX é 12,2 cm mais alto à frente e 10,4 cm atrás. O J201 Concept está equipado com jantes de 17 polegadas e pneus General Grabber X3, acompanhados por discos perfurados StopTech em ambos os eixos.
Com vista a reforçar o aspeto “radical” deste SUV, a Expedition Overland incluiu um para-choques mais agressivo que inclui um guincho Warn e uma barra luminosa. Existem placas protetoras na dianteira, na caixa de redutoras e no depósito de combustível, assim como soleiras. Atrás, destaque para o compartimento para o pneu suplente e zona de transporte de bidões com 19 litros. Existe também uma escada para facilitar o acesso ao tejadilho. Ao abrir o portão traseiro, existe um móvel com gavetas, mas também uma cama para o cão e bebedouros, assim como uma mala de viagem Zero Halliburton. No interior, há um compressor para encher os pneus.