Rosberg faz “hot lap” com VW ID.R em Nürburgring

VW ID.R View Gallery 5 photos

Antigo campeão de F1 considerou o hipercarro elétrico de competição “claustrofóbico”, mas “rápido, muito rápido”.

Nos últimos meses, a Volkswagen levou o protótipo elétrico de competição ID.R a alguns dos mais representativos palcos do planeta, em diferentes continentes, tornando-se no modelo elétrico a assinar a volta mais rápida em Pikes Peak, Goodwood, Tainmen e Nürburgring. O ID.R é efetivamente o modelo elétrico mais rápido a rolar no “Inferno Verde” (tendo superado o NIO EP9 por expressivos 40 segundos) e o segundo mais lesto em termos absolutos (ficando apenas atrás do carro de corridas Porsche 919 Hybrid Evo). Desta vez, Romain Dumas, que venceu Le Mans por duas vezes e ajudou a bater os referidos recordes um pouco por todo o mundo, cedeu o lugar ao volante a Nico Rosberg, antigo campeão do mundo de F1 – competição que, curiosamente, passou este fim de semana pelo lendário circuito. Ora foi precisamente no troço utilizado no G.P. de Eifel que o piloto alemão correu, numa pista bastante molhada.

Curiosamente, no vídeo onde podemos acompanhar “on board” alguns momentos da experiência de Rosberg ao volante deste exemplar único, o piloto não se fala da “downforce” ou da capacidade de aceleração do carro (que é superior à de um F1), mas sim da dificuldade em entrar e sair do carro, que considera ser “claustrofóbico”. Já o aspeto da condução parece convencer o piloto alemão, que destaca a enorme aderência do carro, que oferece uma elevada carga aerodinâmica (ao nível de F1), e a sua entrega de potência impressionante e imediata às quatro rodas, que permite desfrutar mesmo com o piso molhado como o que encontrou.

Dotado de dois motores elétricos (um por eixo, o que lhe permite ter tração integral), o ID.R tem 680 cv e apenas 1100 kg (contando com o condutor), apesar de incluir uma bateria de alta voltagem de 800 V. Anuncia 0-100 km/h em 1,65 segundos.

Deixe um comentário

*